As alterações feitas em nomes de restaurantes na plataforma iFood geraram indignação e foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais na noite desta terça-feira (2). Na avaliação de parlamentares do PCdoB, o uso de frases favoráveis a Bolsonaro, contrárias à vacina e ofensivas a Lula e à ex-vereadora Marielle Franco mostra o grau de agressividade da extrema-direita e deve ser rechaçado.

 

“É a semente de ódio, imoralidade e crime plantada por Bolsonaro que iremos continuar colhendo mesmo quando ele sair da presidência”, disse a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), vice-líder da Minoria na Câmara, pelas redes sociais nesta quarta-feira (3).  Ela ainda colocou: “não hackearam. Foi pior. Um funcionário do iFood com acesso ao sistema trocou o nome de lanchonetes por ‘Marielle Peneira’, ‘Vacina Mata’, ‘Bolsonaro 2022’ e ‘Lula Ladrão’”. 


A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), também reagiu: “O ataque ao iFood na noite desta terça-feira só confirma o lado mais cruel do bolsonarismo. A exaltação do assassinato de Marielle, chamada de ‘Marielle Peneira’, é inacreditável, desumano. De uma falta de limites assustadora”. No mesmo sentido, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) destacou: “É inacreditável! Precisamos urgentemente derrotar Bolsonaro”.

 

Segundo a empresa iFood, “o incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida.”

 

A plataforma explicou ainda que cerca de 6% dos estabelecimentos contidos no aplicativo tiveram seus nomes mudados e que “não há qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais cadastrados na plataforma, tampouco de dados de cartão de crédito”.

 

Por Priscila Lobregatte 

Com agências