Joe Biden e Kamala Harris comemoram vitória

Deputados do PCdoB criticaram nesta segunda-feira (9) a subserviência de Jair Bolsonaro (sem partido) ao agora derrotado candidato à reeleição nos Estados Unidos, Donald Trump.

“Bolsonaro está aguardando autorização do Trump para reconhecer vitória de Biden. É um rastejantezinho…”, declarou o vice-líder da legenda na Câmara, deputado Márcio Jerry (MA).

Enquanto diversos líderes mundo afora parabenizaram o democrata Joe Biden pelas projeções de vitória nas eleições dos Estados Unidos, anunciadas em grande parte da imprensa americana no último sábado (7),  o presidente brasileiro não se manifestou.

A última vez em que Bolsonaro falou sobre as eleições americanas foi na última terça-feira, dia de fechamento dos votos. Na ocasião, limitou-se a reiterar a torcida pelo atual chefe de governo americano. Nos bastidores, assessores afirmam que ele está aguardando o pronunciamento de Trump sobre o fim de seu ciclo na Casa Branca.

O silêncio de Bolsonaro igualou o Brasil à China, que passou a travar uma guerra comercial com os EUA durante o mandato de Trump, e à Rússia, acusada de interferir nas presidenciáveis americanas anteriores, em 2016.

“Até agora Bolsonaro não parabenizou, como um estadista, a vitória de Biden. Lembrando que a relação econômica entre os dois países é de R$ 33 bi e a mesma não pode ficar refém do lambe-botismo dele com Trump”, destacou a deputada Jandira Feghali (RJ).

Por Nathália Bignon

(PL)