Alice Portugal, Orlando Silva e Márcio Jerry: parlamentares do PCdoB criticaram irresponsabilidade do presidente

Parlamentares do PCdoB demonstraram perplexidade diante do apoio e da presença do presidente Jair Bolsonaro nos atos antidemocráticos a seu favor realizados neste domingo (15). Desde cedo, o chefe do Executivo divulgou as manifestações e, mais tarde, comparecer numa delas, em frente ao Palácio do Planalto. Além da afronta à democracia, as críticas relacionam ao desrespeito do mandatário à medidas sanitárias contra o coronavírus.

A deputada Alice Portugal (PCdoB) considerou a situação crítica. “Gravíssimo, por buscar romper o rito constitucional e desmontar os poderes da República. E criminoso por descumprir regras sanitárias básicas, em casos de pandemias, como a que vivemos”, disse.

“A verdade é que o miliciano do Planalto achou que poderia surfar em grandes mobilizações fascistas. Viu que era coisa menor, de fanáticos, e resolveu ganhar nas duas pontas: fingiu desmobilizar e insuflou a horda ao mesmo tempo. Resultado: saiu minúsculo!”, analisou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

O vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA), criticou a presença do presidente em uma das manifestações: “Irresponsável, provocador, Bolsonaro é cada vez mais indigno do cargo que ocupa. Não está nem aí pra saúde de milhões de brasileiros.”

O parlamentar maranhense também classificou como “estupidez absoluta” a reação de bolsonaristas, que em seu estado, foram gravados afirmando que a doença que vem se expandindo no mundo não passa de uma fake news.