Vanessa Grazziotin pode ser candidata a prefeitura de Manaus caso seu nome unifique esquerda na capital do Amazonas

Diante da repercussão que o PCdoB lançou a ex-senadora Vanessa Grazziotin como pré-candidata à Prefeitura de Manaus, tanto o presidente estadual da legenda no Amazonas, Eron Bezerra, como a própria liderança explicou que ela pode ser candidata à prefeitura, caso seu nome seja capaz de unificar o campo progressista e de oposição ao governo Bolsonaro na capital amazonense. Segundo Vanessa, esta é uma das possibilidades debatidas pelos comunistas nas últimas semanas na reunião do Comitê Estadual e no seminário de planejamento do partido.

“Diante do quadro de dificuldade, da ascensão das forças retrógradas conservadoras, da ameaça à democracia e da retirada de direitos dos trabalhadores, nossa prioridade é buscar a unidade das oposições no estado do Amazonas e em Manaus”, explicou Vanessa, reforçando que se disponibiliza em prol da unidade.

“Já estamos nos reunindo com os vários partidos políticos do campo da esquerda, reforçamos a nossa decisão de construir uma unidade dos partidos para apresentar uma candidatura única a prefeitura, já no primeiro turno. E, diante disso, também disponibiliza o meu nome, caso seja capaz de unificar – e somente nesta situação”, esclareceu a ex-senadora.

Eron Bezerra, presidente estadual do PCdoB-AM, na mesma linha, afirmou que a direção está “conversando com seis ou sete partidos nos últimos tempos. Isso inclui todo o nosso campo da esquerda tradicional e também o campo democrático. Disponibilizamos nomes do partido, inclusive o da Vanessa, para ajudar na construção dessa unidade”. Segundo ele, se algum outro partido apresentar um nome capaz de construir a unidade, também o PCdoB está disposto a apoiar.

“Agora, se esse esforço não resultar na unidade, então o PCdoB tem uma segunda decisão já aprovada no Comitê Estadual: terá candidatura própria para a prefeitura de Manaus”, garantiu.

Segundo Eron e Vanessa, há uma série de nomes já levantados para a candidatura da legenda comunista no caso da frente ampla não se confirmar. Entre os camaradas que podem concorrer estão Francisco Balieiro, Lúcia Antoni, Isis Tavares e Yann Evanovick. Há também nomes de fora do partido que poderão se filiar com vistas à candidatura que será decidida “no momento oportuno”, como enfatizou Eron.

Veja a íntegra de nota sobre o caso lançada pelo presidente estadual do PCdoB no Amazonas:

PCdoB defende unidade da oposição!

Para que não reste qualquer dúvida quanto a posição do PCdoB acerca das eleições municipais em Manaus, a direção estadual presta os seguintes esclarecimentos:

1. Diante das ameaças a democracia, da necessidade de barrar os retrocessos nos direitos dos trabalhadores e nos programas sociais, e, dentro da responsabilidade que o momento exige, o PCdoB define sua posição em relação as eleições municipais;

2. O PCdoB defende a construção de uma ampla frente de oposição, da esquerda e de outras forças democráticas, como forma de assegurar a vitória das forças progressistas na eleição vindoura;

3. Em reunião de seu Comitê Estadual deliberou colocar a disposição das forças de oposição um conjunto de nomes do partido que eventualmente possam contribuir para viabilizar essa decisão;

4. Disponibilizou, inclusive, o nome da ex Senadora Vanessa Grazziotin mas com uma precondição: “apenas no caso de que seja esse o nome capaz de assegurar a unidade das forças de oposição”;

5. Não havendo unidade em torno do nome do PCdoB, nos dispomos a apoiar outro nome, que aglutine a todos;

6. Mas, inviabilizado, por outros, o esforço de unidade, o partido terá sim uma candidatura à prefeitura de Manaus.

Eron Bezerra
Presidente Estadual