O deputado federal Jesus Sérgio (PDT-AC) questionou a privatização dos Correios em requerimento ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

O deputado federal Jesus Sérgio (PDT-AC) questionou a privatização dos Correios em requerimento ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). No requerimento, o deputado pede informações sobre o objetivo do encerramento das atividades do Banco Postal em quase quatro mil cidades do país e dados sobre o valor do lucro obtido pelos Correios em 2018.
No início de agosto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) será a próxima estatal a ser privatizada no governo Bolsonaro. Após a entrega da BR Distribuidora, “a dos Correios deve estar por vir”, disse Guedes.
“Cada vez mais presentes com seus produtos e serviços, os Correios é a empresa que está em todas as cidades brasileiras, inclusive aquelas em que o retorno financeiro não recomendaria, mas a relevância social dos serviços prestados garante sua atuação como empresa pública a serviço dos brasileiros. Inclusive, muitos municípios do Acre dependem exclusivamente de serviços bancários efetuados pelos Correios”, disse o deputado.
Os serviços prestados pela empresa nos municípios menores e muitas vezes de difícil acesso são uma das preocupações do deputado caso ela seja privatizada. “Caso a privatização ocorra os valores desses serviços postais tendem a aumentar, e com isso prejudicar a população”.
O deputado também questiona o esvaziamento da empresa com os sucessivos Programas de Demissão Incentivada para Aposentados (PDIA), desde 2014, que provocaram a rescisão de contrato de aproximadamente 21 mil trabalhadores.
“Dos 193 países, em apenas oito, os serviços de correios são totalmente privados. Vários países que privatizaram, alguns anos depois, tiveram que cancelar os contratos e retomar as empresas porque o serviço piorou e encareceu”, lembrou Jesus Sérgio.