O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Caminhoneiros, deputado Nereu Crispim (PSD-RS), criticou a proposta de Bolsonaro de zerar a alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do óleo diesel para diminuir o preço do combustível.

“Temos um presidente refém de um ministro apoiador de especuladores financeiros e sua reforma tributária ‘tabajara’ do ICMS! Guedes e Bolsonaro querem ferrar os Estados e os municípios”, disse em seu Twitter.

De acordo com o deputado, “temos que acabar é com o PPI (Preço de Paridade Internacional) o qual o Presidente Jair Bolsonaro, antes de se eleger, defendia a extinção e hoje falta coragem para suspender a resolução 05/2017”.

Nessa quarta-feira (8), Crispim solicitou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a criação de uma Comissão Mista Especial (CME) para tratar da matéria de preços dos combustíveis.

“Vale ressaltar que hoje (8/6) foi divulgada pesquisa que revela que aumentou de 19 milhões para 33 milhões o número de pessoas que estão passando fome no Brasil. O levantamento foi realizado pelo instituto Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). A situação atual é equivalente ao patamar da década de 1990, não podemos compactuar com isso e ficar de braços cruzados, precisamos resolver a questão dos combustíveis e principalmente do gás de cozinha que já consome 11% da renda das famílias assalariadas brasileiras. O presidente está cumprindo sua promessa de campanha somente com seu ministro defensor de banqueiros abastados. Ele mentiu e continua mentindo para os brasileiros!”, ressalta o deputado.