Brasília - O Congresso Nacional realiza análise e votação de cinco vetos presidenciais que trancam a pauta (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Diário Oficial da União de quarta-feira (30) publicou mensagem encaminhada por Jair Bolsonaro à Câmara dos Deputados indicando os nomes de dez deputados que passarão a exercer funções de vice-líderes do governo.

A medida amplia a participação de parlamentares da nova base de apoio ao governo, ligados ao chamado “Centrão” na liderança do executivo, enquanto apoiadores históricos do bolsonarismo são descartados.

Entre eles, a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), que foi indicada para o cargo em julho passado.
Na lista enviada ao parlamento, passarão a compor a vice-liderança os deputados Luiz Lima (PSL-RJ), Giovani Cherini (PL-RS), Joaquim Passarinho (PSD-PA), Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), Greyce Elias (Avante-AM), Gustinho Ribeiro (Solidariedade-SE), Marreca Filho (Patriota-MA), Carla Dickson (Pros-MG), Paulo Azi (DEM-BA) e Lucio Mosquini (MDB-RO).

Além de Zambelli, perdem o cargo Caroline de Toni (PSL-SC), Aline Sleutjes (PSL-PR), Diego Garcia (Podemos-PR), Eros Biondini (Pros-MG), Coronel Armando (PSL-SC), Carlos Jordy (PSL-RJ) e Guilherme Derrite (PP-SP).

Em nota, a liderança do governo na Câmara, ocupada atualmente pelo deputado Ricardo Barros (PP-PR), informa que foi adotado um novo critério para escolha desses representantes e cada partido da base de apoio ao governo teria indicado, por meio do seu líder, um vice-líder.

Segundo a liderança do governo, apenas três vice-líderes foram reconduzidos. São eles: Aluísio Mendes (PSC-MA), Evair Vieira de Melo (PP-ES) e José Medeiros (PODE-MT).