Soldado americano aponta arma contra afegãos que tentam entrar no aeroporto de Cabul

“O presidente dos EUA [Joe] Biden disse que a missão dos EUA no Afeganistão nunca deveria ter sido uma construção nacional, e é verdade”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, na terça-feira (17), condenando os Estados Unidos por criar turbulência e caos aonde quer que vá. “O papel dos EUA é o de destruição, não na construção”, afirmou Hua

As declarações foram em resposta ao discurso de Biden, na segunda-feira (16), quando expressou que apesar da retirada “difícil e confusa” dos EUA em meio à entrada rápida do Taleban em Cabul, ele permaneceu “totalmente firme” em sua decisão de retirar as tropas do Afeganistão.

“É uma pena ver a bagunça devastadora no aeroporto de Cabul nos últimos dias parecendo tão familiar”, disse Hua em coletiva de imprensa na terça-feira, segundo o site chinês Global Times.

“Os EUA começaram a guerra no Afeganistão em nome da luta contra o terrorismo. Mas será que venceram? Nos últimos 20 anos, o número de grupos terroristas no país aumentou de um dígito para mais de 20 agrupamentos, com mais de 100.000 afegãos mortos ou feridos e mais de 10 milhões de pessoas deslocadas. Os EUA trouxeram paz para a região?”, questionou Hua.

A porta-voz das Relações Exteriores frisou que a China espera que os EUA possam refletir seriamente sobre o uso de força e intervenções militares e parem de interferir arbitrariamente nos assuntos internos de outros países sob o pretexto de defender a democracia e os direitos humanos, além de minar a paz e a estabilidade de outras nações.

A China sempre respeitou a soberania, independência e integridade territorial do Afeganistão, praticou a política de não interferência nos assuntos internos do país vizinho e seguiu uma política amigável para com todo o povo afegão, observou Hua.

Esclareceu ainda que a China sempre desempenhou um papel construtivo na promoção de uma solução política para a questão afegã.

Ao tratar da retirada do pessoal das embaixadas e de cidadãos estrangeiros em meio à turbulência, Hua instou todas as partes a tomarem medidas adequadas para garantir a estabilidade no Afeganistão, proteger a segurança e os direitos legítimos de seu povo assim como dos cidadãos estrangeiros.