Para o papa, "diálogo sério" envolvendo Alemanha, França, Rússia e Ucrânia pode impedir a guerra

“As tensões e ameaças de guerra podem ser superadas por um diálogo sério”, declarou em audiência desta quarta-feira (9) o papa Francisco ao alertar que “guerra na Ucrânia seria uma loucura”.

“Vamos continuar pedindo ao Deus da paz que as tensões e ameaças de guerra possam ser superadas através de um diálogo sério; e o Formato de Normandia pode contribuir para este objetivo” disse o papa numa clara referência às negociações envolvendo a Rússia e a Ucrânia com apoio da Alemanha e França.

Na direção oposta à arenga belicista de Biden, o papa repetiu: “E não vamos nos esquecer, guerra é loucura”. Apesar das provocações norte-americanas que chegou a usar a mídia para propalar fake news de que a Rússia teria invadido sua vizinha Ucrânia, Putin e demais integrantes do governo russo, negam qualquer intenção neste sentido.

Papa é convidado à Ucrânia

O arcebispo de Kiev, Sviatoslav Shevchuk, convidou nesta terça-feira o papa afirmando que uma visita do líder da igreja católica seria “um enorme gesto em favor da paz”.

“Não precisamos esperar que as condições sejam ideais, a visita poderia acontecer até nas circunstâncias atuais. Temos esperança. Gestos são muito importantes e, ao visitar a Ucrânia, o papa faria um forte gesto para toda a humanidade”.