Bandeiras cubanas foram erguidas durante o Angelus deste domingo

Em sua fala a uma praça lotada de bandeiras cubanas, durante a preleção do Angelus, neste domingo (18), o papa Francisco dirigiu-se aos cubanos afirmando: “Peço ao Senhor que os ajude a construir em paz, diálogo e solidariedade uma sociedade sempre mais justa e fraterna”.

O capuchino brasileiro, frei Gilson Baldez, que atua em Havana, repercutiu a fala do papa:

“Que a mensagem do Papa Francisco ajude a construir pontes que favoreçam o diálogo” e que juntos possam construir uma sociedade cada vez mais justa e solidária.

O papa já se manifestou pelo fim do bloqueio e pelo entendimento entre Cuba e Estados Unidos. Quando de sua visita a Cuba em 2015, assim se manifestou quanto ao embargo e entendimento: “Meu desejo é que eles terminem com um bom resultado, que eles alcancem um acordo que satisfaça ambas as partes”, afirmou em entrevista ao desembarcar em Washington.

Houve amenização das sanções durante o governo de Obama, mas Trump baixou mais 243 sanções agravando o bloqueio que se mantém sob o governo Biden que, aliás, em uma canetada poderia suspender as sanções trumpistas. Um bloqueio que se torna mais cruel e desumano agora, durante a pandemia e Cuba – o primeiro país latino-americano a obter os próprios imunizantes – encontra dificuldades para a compra de seringas, frascos de envase e respiradores.