Papa esteve com refugiados na Grécia - Vatican News

“É injustiça a que obriga muitos migrantes a deixarem suas terras, os faz morrer no mar por causa das tempestades para não morrerem nos campos de detenção líbios, lugares de tortura e escravidão ignóbeis”, declarou o papa Francisco ao encontrar-se, na quinta-feira, com um grupo de migrantes vindos da Grécia.

“Não é bloqueando embarcações que se resolve o problema”, acrescentou o líder religioso, condenando os acordos entre o governo italiano e Trípoli para deter imigrantes na costa Líbia.

O papa declarou que é “urgente esvaziar os campos de detenção na Líbia, ao tempo em que se avalia e atua para localizar todas as soluções possíveis”.

“É necessário denunciar e deter os traficantes que exploram e maltratam os migrantes, sem temor de expor conivências e cumplicidades no interior de instituições”, prosseguiu, emocionando os presentes ao mostrar um colete salva-vidas que “pertenceu a um migrante desaparecido”.

“Salvar cada vida humana é um dever moral que une os crentes e não crentes. Somos todos responsáveis pelas vidas de nossos próximos. É necessário deixar de lado os interesses econômicos para colocar no centro a pessoa, cada pessoa, cuja vida e dignidade são preciosas aos olhos de Deus. É necessário socorrer e salvar”, concluiu o papa.