FILE PHOTO: Pope Francis holds a weekly general audience in the library of the Apostolic Palace at the Vatican, April 28, 2021. Vatican Media/?Handout via REUTERS

O Papa Francisco apoiou, neste sábado (8), iniciativas para a suspensão de patentes de vacinas contra o novo coronavírus para favorecer o fornecimento do imunizante a países pobres.

Em mensagem em vídeo para o show virtual Vax Live, que reúne dezenas de artistas para arrecadar fundos para financiar a distribuição de vacinas contra o novo coronavírus no mundo, o líder católico afirmou que é necessário “abandonar nossos individualismos e promover o bem comum”.

Defendeu que “um espírito de justiça nos mobilize para assegurar o acesso universal a vacinas e a suspensão temporária dos direitos de propriedade intelectual”. “A pandemia colocou todos em crise, mas não se esqueçam que não saímos iguais de uma crise, saímos melhores ou piores”, disse.

Francisco também declarou que o “vírus do individualismo” não torna as pessoas “mais iguais nem mais irmãs”, porém as deixa “indiferentes ao sofrimento dos demais”. “Uma variante desse vírus é o nacionalismo fechado, que impede, por exemplo, um internacionalismo das vacinas. Outra variante é quando colocamos as leis de mercado ou de propriedade intelectual acima das leis do amor e da saúde da humanidade”, acrescentou Francisco, lembrando o grande número de mortes causadas pelo novo coronavírus no mundo.

O Papa voltou a expressar que é preciso um “espírito de comunhão” que permita “gerar um modelo econômico diferente, mais inclusivo, justo e sustentável”.

Lembrando as mortes e sofrimento causados pela pandemia, o Papa Francisco pede que os “mais vulneráveis” não sejam esquecidos, alertando para o fato desta pandemia contribuir “para o agravamento das crises sociais e ambientais quando criamos e promovemos uma economia doentia, que permite que uns poucos muito ricos possuam mais do que todo o resto da humanidade, e que os modelos de produção e consumo destruam o planeta, nossa casa comum”.

O proposta pela quebra das patentes de vacinas anti-Covid foi colocada pela Índia e por países da África, mas teve o apoio dos EUA na última quarta-feira (5), quando o governo Biden disse que “tempos extraordinários exigem medidas extraordinárias”.

A Rússia, que até agora criou quatro vacinas anticovid, incluindo a Sputnik V e sua versão em dose única Sputnik Light, também se posiciona favorável à suspensão.

Menos entusiasmada, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta quinta-feira, após a mudança de posição dos Estados Unidos, que “a União Europeia (UE) está pronta para discutir qualquer proposta que responda à crise de maneira eficaz e pragmática”.