O papa Francisco enviou carta ao presidente Bashar Al Assad, reiterando seu apoio à restauração da estabilidade na Síria e ao fim do sofrimento do povo síria causado pela guerra e por tudo que resultou dela.

A carta foi entregue pelo cardeal Peter Turkson, encarregado do Vaticano pela Promoção Integral do Desenvolvimento Humano.

O encontro entre o cardeal e o presidente Assad teve como foco os recentes acontecimentos na Síria com o presidente Assad denunciando os crimes e ataques contra civis que ainda seguem sendo cometidos por terroristas que ainda se concentram em bandos (espalhados pelas regiões em torno da base norte-americana nas proximidades do rio Eufrates e ao norte, na única província, a de Idlib onde eles ainda detêm algum controle), assim como o apoio que seguem tendo dos Estados Unidos e satélites.

Na conversa, Assad também tratou dos esforços políticos. O presidente sírio salientou que “a maior ação que pode ajudar o povo sírio é pressionar os países que apoiam o terrorismo, que buscam prolongar a guerra, que impõem sanções contra os sírios, para que mudem de posição e acatem uma abordagem em direção ao avanço da paz e da estabilidade”.