Nésio Fernandes - Presidente do Conass

O secretário estadual da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, dirigente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), médico sanitarista, concedeu entrevista à rádio CBN nesta quarta-feira (15) para atualizar as informações sobre a Covid-19 no estado.

O Espírito Santo registrou 14 novas mortes em 24 horas e 1.139 novos casos confirmados. No total, o número de óbitos provocados pela Covid-19 subiu para 2.096 e o de casos confirmados para 66.352 em todo o estado.

Na entrevista, Nésio explicou que os dados caminham para uma consolidação de estabilização dos números na grande Vitória e fase de recuperação. Entretanto, esclarece que os dados são baseados nos números de casos altíssimos que o estado tinha anteriormente, mas que não é uma situação de normalidade. “Nós estamos tendo um comportamento que era esperado para um país que tomou a opção de conviver com a pandemia”.

O secretário esclarece que, lamentavelmente, a estratégia possível no estado é distribuir por mais tempo o número de contaminados. “Não vamos ter menos casos, mas casos mais distribuídos para que a pandemia não chegue ao colapso de lotações das UTI’s”.

Segundo Nésio, “as ações que estão tomando são estratégias para vencer algumas crises. Do ponto de vista da impressão tem uma estabilização com tendência de queda, mas não, ainda temos muito óbitos diários”, destacou.

A ausência de um plano nacional de combate à pandemia em todo o país “nos leva a ter mais tempo de convivência com a pandemia”, lamenta o secretário.

Nésio foi presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas/TO, médico da Estratégia da Saúde da Família, clínico geral no Hospital Regional de Paraíso e secretário municipal da Saúde de Palmas/TO.

As informações sobre a doença no estado estão disponíveis em https://coronavirus.es.gov.br/

Ouça o áudio abaixo: