A balança comercial brasileira encerrou o mês de janeiro deste ano importando mais do que exportando. O déficit foi de US$ 1,745 bilhão em janeiro, segundo dados do Ministério da Economia, divulgados na segunda-feira (3). Foi o pior resultado para o primeiro mês do ano desde 2015. As exportações somaram US$ 14,430 bilhões em janeiro e as importações US$ 16,175 bilhões.
Em janeiro de 2018, o saldo foi superavitário em US$ 1,7 bilhão.
“Uma guinada de 180 graus no saldo comercial total, ao passar de um superávit de US$ 1,70 bilhão para um déficit de US$ 1,74 bilhão agora em jan/20. Este é um sinal de adversidade que aponta para a continuidade da trajetória de encolhimento do resultado de nosso comércio exterior que já vinha de muito antes”, destaca o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI).
Em 2019, a balança comercial registrou o menor superávit em quatro anos, de US$ 46,6 bilhões. No ano passado, pela primeira vez, em quarenta anos, a exportação de produtos básicos ultrapassou a venda de produtos industrializados. Dos US$ 224 bilhões exportados em 2019, US$ 118 bilhões (52,7%) corresponderam a itens básicos, como soja, carne, minério…
A queda nas exportações no primeiro mês deste ano foi generalizada, atingindo fortemente a indústria – manufaturados (-27,7%) e semimanufaturados (-25,2%)-, mas também os produtos básicos (-11,9%).
Nas importações, recuaram as compras de combustíveis e lubrificantes (-15,3%) e de bens intermediários (-3,4%). Entretanto, subiram as compras de bens de capital (+6,6%) e de bens de consumo (+6,9%).