Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)

Um padrinho de casamento do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Luiz Henrique Trombetta Barbosa, foi nomeado para um cargo de confiança em um órgão do Ministério das Comunicações.

Trombetta é amigo próximo de Eduardo e nunca trabalhou na área de comunicação. Desde 2019, já durante o governo Bolsonaro, ele vem sendo favorecido por indicações a cargos de confiança.

Segundo o Estadão, o amigo de Eduardo Bolsonaro agora vai “trabalhar” na Secretaria de Comunicação Institucional (Secoi), que compõe a Secretaria de Comunicação Social (Secom).

A Secoi atua, em nome do governo, no contato com formadores de opinião de dentro e de fora do Brasil e na divulgação de programas e ações do governo federal.

Sua nomeação apareceu no Diário Oficial da União no dia 25 de janeiro. Ouvido pelo Estadão, confirmou que vai “trabalhar com o Mateus Colombo Mendes”, chefe da Secoi. Disse ainda que possui “nivel básico” de inglês e espanhol.

Depois disso, não respondeu outras perguntas. Quando foi questionado sobre a falta de conhecimento e experiência com comunicação, Trombetta bloqueou o contato do jornal.

Ele não tem nenhuma experiência com a área para que se justifique a indicação para o cargo no Ministério das Comunicações. O amigo de Eduardo trabalhou apenas em algumas áreas de administração pública e advocacia.

Trombetta era servidor de carreira do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) desde 2013.

A partir da eleição de Bolsonaro, passou para um cargo de confiança na Divisão de Administração e, depois, virou coordenador-geral de Administração do órgão, também sob indicação. Seu salário era de R$ 11,7 mil