Em Minas Gerais, o ex-presidente Lula lidera em intenções de votos a disputa ao Planalto com 16,8 pontos percentuais de vantagem sobre Bolsonaro – 44,8% a 28%. A informação é da nova pesquisa DataTempo, divulgada nesta semana.

Segundo o jornal O Tempo, os eleitores mineiros de Lula “são predominantemente jovens, seguidores da religião católica e com renda mais baixa entre os extratos da população”. Entre os mais jovens (16 a 24 anos), o petista chega a 49% – seu melhor desempenho entre todas as faixas etárias.

Uma curiosidade: “ao contrário do que ocorre em outros estados, onde o público feminino é que garante a vitória do petista, em Minas o percentual do presidente é levemente maior entre eles do que entre elas. São 45,20% dos homens dispostos a votar em Lula e 44,42% as mulheres que dizem o mesmo”.

Já os eleitores de Bolsonaro em Minas, conforme o DataTempo, “são, predominantemente, homens, evangélicos e de faixas etárias de maior poder aquisitivo”. Atenção ao dado de gênero: “Se no eleitorado feminino ele só atinge 23,26% das intenções de voto, no público masculino ele atinge quase dez pontos a mais: 33,12%”.

Se depender dos mineiros, porém, a reeleição é um sonho distante para Bolsonaro: 55% dos eleitores do estado dizem que não votariam de jeito nenhum no presidente. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de maio e 1º de junho.