O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) comentou, em suas redes sociais, notícia a respeito da queda de 4,1% do PIB no país, a pior em 24 anos, anunciada na quarta-feira (3) pelo IBGE. O PIB per capta teve queda ainda maior: 4,8%.

“A recuperação em V é mentira de Bolsonaro e Paulo Guedes! A situação só não foi pior graças ao auxílio emergencial, que sustentou o consumo das famílias. Até a agropecuária, que cresceu cerca de 2%, teve desempenho frágil”, disse Orlando.

O parlamentar lembrou ainda que o ministro da Economia, Paulo Guedes, “disse que é ‘demissível em 30 segundos’ e que vai embora se estiver fazendo coisa errada. Esse poço de incompetência e prepotência acaba de afundar a economia em 4,1% e com o último trimestre em desaceleração. Vamos contar? 1, 2, 3…”.

Orlando Silva defendeu, ainda, a volta do auxílio emergencial de R$ 600  como fator “vital para enfrentar a pandemia” e para o país “ter condições mínimas de estabilidade”.

Conforme noticiou o El País, “apenas o setor agropecuário registrou alta no Brasil em 2020, de 2%, enquanto a indústria encolheu 3,5%, e o setor de serviços, 4,5%. Quando se trata apenas de restaurantes, academias e hotéis, a queda vai a 12,1%”.

 

Por Priscila Lobregatte