O Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa, dos Repórteres sem Fronteiras, divulgado nesta terça-feira (20) coloca o Brasil em mais uma posição vexatória sob a presidência de Jair Bolsonaro. De acordo com a organização não-governamental, o país caiu quatro posições e agora figura na 111ª de um total de 180 países e territórios, classificação considerada como “zona vermelha”, ou seja, local cujo trabalho dos jornalistas é considerado difícil. Esta é a pior posição ocupada pelo Brasil nos últimos 20 anos.

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) comentou a situação do país apontada pela ONG: “Aspirante a ditador! Sob Bolsonaro, o Brasil segue a sina de humilhações internacionais. Estamos em 111º na lista de países em matéria de liberdade de expressão, classificados na zona vermelha de risco para o trabalho da imprensa elaborado pelo RSF. Vergonha!”.

O relatório aponta que “insultos, estigmatização e orquestração de humilhações públicas de jornalistas se tornaram a marca registrada do presidente Bolsonaro, de sua família e de pessoas próximas a ele”. Ao jornal Folha de S.Paulo, Emmanuel Colombié, diretor regional para a América Latina da ONG, declarou: “Consideramos que é uma posição indigna de uma grande democracia como o Brasil”.

Por Priscila Lobregatte