Orlando Silva com o secretário de Educação de Sobral, Hebert Lima

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), pré-candidato comunista à prefeitura de São Paulo, chegou na noite desta quinta-feira (6) ao Ceará. A viagem foi para conhecer a experiência exitosa do município de Sobral na educação.

No caminho, Orlando Silva destacou, por meio de suas redes sociais, que apesar de ser a cidade que mais gera riqueza no país, São Paulo tem resultados muito piores que o município cearense na educação. “Como pode a nota do Ideb de Sobral ter sido 9.1, a maior do Brasil, e a de SP apenas 6.3, no longínquo 1461° lugar?”, questionou o deputado.

“Não podemos fechar os olhos e desconhecer o que tem dado resultados positivos (no Brasil). Ainda mais num momento em que o MEC é dirigido pelo pior ministro da história, contrapontos acendem uma vela na escuridão”, escreveu o deputado.

Nas visitas, Orlando conheceu, por exemplo, a Escola de Formação Permanente do Magistério, que desenvolve programas de seleção e capacitação para diretores e professores das escolas municipais. Também aprendeu sobre o processo de avaliação externa e os investimentos em salários e infraestrutura. Ele também comentou sobre o Programa de Alfabetização na Idade Certa, que começou em Sobral e agora é aplicado em todo o estado.

Encontros

Além da experiência sobralense, tendo sido recebido pelo prefeito Ivo Gomes, Orlando Silva aproveitou a visita ao Ceará para uma série de reuniões com lideranças estaduais.

Ex-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, recebeu com entusiasmo a pré-candidatura do deputado federal. Em vídeo, Ciro diz que Orlando lhe dá uma notícia boa em aceitar o desafio de ser candidato em São Paulo. “Eu recebo essa notícia com muito prazer porque nós do PDT estamos preocupados em construir uma alternativa para essa grande cidade brasileira que é São Paulo”, disse Ciro.

O pedetista classificou a reunião como um encontro de velhos amigos. “Estamos renovando as afinidades, renovando laços comuns que temos que é a preocupação com o futuro do Brasil”.

“Conversa franca sobre os rumos do país, alianças nas eleições municipais e a necessidade de ampliar o diálogo para salvar o Brasil do desastre promovido por Bolsonaro. É urgente construir um projeto para a nação”, disse Orlando Silva.

Assista a íntegra:

Acompanhe detalhes da visita de Orlando Silva ao Ceará na conta dele no twitter: @orlandosilva