A notícia de que oito capitais brasileiras interromperam a imunização com primeira dose da vacina contra a Covid-19 gerou críticas do vice-líder do PCdoB na Câmara, deputado federal Orlando Silva (SP), ao governo Bolsonaro, nesta segunda-feira (26).

Por meio de suas redes sociais, Orlando declarou: “oito capitais interromperam a vacinação por falta de doses. O Ministério da Saúde está sentado em cima de milhões de vacinas, atrasando a distribuição e, literalmente, esperando a morte chegar”.

Orlando também apontou que a coordenadora do Programa de Estadual Imunização de São Paulo, Regiane de Paula, “denuncia que o governo Bolsonaro tem recebido lotes diários de vacina Pfizer desde o dia 21 e não repassa ao estado. O resultado é o adiamento da vacinação de pessoas com 28 anos na capital. A negligência custa vidas!”.

A suspensão foi noticiada pela mídia neste final de semana. Campo Grande, Vitória, João Pessoa, Salvador, Florianópolis, Maceió, Belém e Rio de Janeiro paralisaram a imunização por falta de doses. Neste domingo (25), o Ministério da Saúde informou que fará o envio de doses para aos estados e aio Distrito Federal.

De acordo com os dados obtidos pelo consórcio de veículos da imprensa junto às secretarias estaduais de Saúde, até o momento pouco mais de 44% dos brasileiros receberam a primeira dose; apenas 17% foram imunizados com as duas doses.

 

Por Priscila Lobregatte

Com agências