O aumento de 4,88% no preço dos medicamentos, anunciado nesta segunda-feira (15), e as incertezas quanto ao futuro do Ministério da Saúde, num quadro de agravamento da pandemia e da pobreza no país, levaram o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) a manifestar sua indignação com o governo Bolsonaro via redes sociais.

“Com a pandemia em descontrole, o desemprego e a miséria se alastrando pelo país, o governo Bolsonaro autoriza aumento de quase 5% nos remédios. É uma canalhice sem tamanho”, disse Orlando. O reajuste foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira e atinge cerca de 19 mil medicamentos.

Sobre a possível saída de Eduardo Pazuello do Ministério da Saúde, Orlando Silva destacou que “Bolsonaro conseguiu um feito espantoso: desmoralizar o futuro ministro da Saúde, seja ele quem for. Dada a dignidade mostrada pela Dra. Ludhmila (Hajjar) na recusa ao papel de fantoche, quem for nomeado estará assumindo que aceita tal condição. Não terá moral para receitar uma Cibalena”.

O parlamentar colocou ainda que “se a ideia era manter (Eduardo) Pazuello arrastando correntes por mais um tempo, Bolsonaro conseguiu, pois este já mostrou que não pode ver uma humilhação que já quer passar. Enquanto isso, vamos nos aproximando de 300 mil mortos com o negacionismo homicida dando as cartas. Lamentável”.

 

Por Priscila Lobregatte