Orlando Silva recebe comenda do TSE do ministro Luis Roberto Barroso
O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) recebeu, nesta segunda-feira (28), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Ordem do Mérito Assis Brasil. A comenda foi entregue 28 personalidades que se destacaram na defesa da democracia e de temas sensíveis para a vida nacional.

Relator na Câmara de projetos ligados à proteção de dados pessoais e de combate às fake news, Orlando foi o único político escolhido para receber a comenda.

“Orlando Silva tem sido um parceiro da Justiça Eleitoral em diferentes momentos, como na defesa do sistema de votação eletrônico, no combate à desinformação, do qual é relator, na regulamentação das federações partidárias. Então, é um prazer e uma honra tê-lo conosco”, disse e ex-presidente do TSE e ministro do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso, na cerimônia de entrega da comenda.

Para Orlando, a condecoração é uma “demonstração do compromisso do mandato com as causas democráticas e sociais”. “O reconhecimento nos dá forças para avançar. A defesa da democracia, nos tempos atuais, o combate à desinformação e ao discurso de ódio, são tarefas que tenho me empenhado em cumprir! Venceremos”, destacou o parlamentar.

Criada em 2015, a Ordem do Mérito do TSE traz o nome do advogado, político e estadista brasileiro Joaquim Francisco de Assis Brasil. Ele foi um dos grandes pensadores e mentores da Justiça Eleitoral no país. Com o Barão do Rio Branco, Assis Brasil assinou o Tratado de Petrópolis, que garantiu ao país a posse do estado do Acre.

Além de homenagear juristas eminentes e outras personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras, por sua atuação em favor da Justiça Eleitoral e do Direito, a medalha também tem como objetivo condecorar pessoas que tenham prestado notáveis serviços à Justiça Eleitoral.

__

PCdoB na Câmara