O deputado feral e pré-candidato pelo PCdoB a prefeitura de São Paulo divulgou vídeo por meio de suas redes sociais destacando a importância da prefeitura tomar a frente para promover o maior isolamento social possível entre as pessoas, inibindo o agravamento da crise gerada pelo novo coronavírus.

“É necessário um grande movimento cívico, que precisa ser liderado pela prefeitura”, destacou o pré-candidato.

“Em muitas comunidades como Paraisópolis e Heliópolis, entidades não governamentais tem dado suporte para o povo mais pobre. A prefeitura poderia fazer muito mais. É necessário espalhar informação, criar ambientes para que as populações mais vulneráveis e grupos de risco possam ser atendidos. Um caso muito importante, por exemplo, é a transformação de escolas para abrigar pessoas em situação de risco. A prefeitura tem que liderar”, apelou Orlando Silva, lembrando que bairros periféricos, como Brasilândia, na zona norte, lideram o número de óbitos na maior cidade do país.

Neste quadro, Orlando Silva defendeu que órgãos como a defesa civil passem a orientar a população para ampliar o isolamento. Mencionou também a urgência da instalação de hospitais de campanha na periferia e de apoiar os profissionais de saúde.

A exemplo do que aconteceu em outras cidades do país, em São Paulo o coronavírus migrou dos bairros nobres – onde chegou com moradores que viajaram ao exterior – e se espalharam para as periferias e favelas, locais em que as pessoas vivem mais próximas, com muitos moradores na mesma casa.

Em São Paulo, como mencionou Orlando, as comunidades se organizaram para defender-se da doença. Em Paraisópolis, por exemplo, a associação de moradores chegou a contratar ambulâncias, uma UTI Móvel e equipe com médicos e enfermeiros para, pelo menos por um mês, procurar diminuir os impactos negativos da ausência do poder público.