O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) comentou, em suas redes sociais, nessa sexta-feira (12), declaração do ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad igualando a “direita civilizada” ao bolsonarismo e reafirmou a defesa da frente ampla como saída para enfrentar a extrema-direita.

“Meu amigo Fernando Haddad, a quem prezo e respeito, foi muito infeliz em sua entrevista à CBN, nesta manhã, ao igualar a “direita civilizada” ao bolsonarismo. O ex-prefeito ignora lições básicas da política, a saber: isolar o inimigo principal e jamais blocar o adversário”, disse o parlamentar.

Orlando Silva completou colocando: “Ao querer ser a palmatória do mundo, exigindo que partidos revejam posições passadas, Haddad insiste em olhar o Brasil pelo retrovisor. O país precisa desesperadamente de desprendimento e generosidade para agregar TODOS os setores que têm contradições com Bolsonaro”.

O deputado salientou que “a emergência de agora é a salvação nacional da barbárie fascista. Derrotar Bolsonaro é um imperativo da vida contra a morte que exigirá diálogo e maturidade. A esquerda não pode desistir de forjar uma frente mais ampla ao primeiro solavanco. Persistir é vencer”.

Orlando também destacou: “Ademais, a Frente Ampla é mais do que arranjos eleitorais. Ela se constituiu inúmeras vezes, no último período: a favor do distanciamento social e das orientações da OMS; em defesa da ciência e da vacina; aprovamos auxílio emergencial, Fundeb, apoio a Estados e Municípios”.

E concluiu: “Tudo isso contra Bolsonaro e seu desgoverno. Se ficássemos apenas apontando o dedo ao invés de construir caminhos, nosso povo teria sofrido ainda mais. É tempo de temperança, busca de consensos mínimos tendo a defesa da vida e da democracia como pontos de partida. Venceremos!”.

Conforme noticiou o site da rádio CBN, Haddad — que foi anunciado há poucos dias como provável candidato do PT à presidência em 2022 — declarou: “a direita que diz que Bolsonaro é um escândalo. Na verdade, é tudo a mesma coisa”.

Por Priscila Lobregatte