O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), da coligação São Paulo do Trabalho e de Oportunidades, foi reeleito para o seu segundo mandato com 64.822 votos.

Orlando Silva é filiado ao PCdoB desde 1989. O comunista passou a integrar o Comitê Central em seu 10º Congresso (2001). Integra a Comissão Política Nacional do Comitê Central.

Orlando Silva nasceu no dia 27 de maio de 1971, na Bahia. Graduando em Ciências Sociais, começou sua trajetória no movimento estudantil em Salvador. Ele foi presidente da União da Juventude Socialista (UJS) e foi o primeiro negro a ocupar a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Orlando já foi vereador pela capital paulista e ministro do Esporte durante a segunda gestão do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na Pasta, realizou os Jogos Pan-Americanos e os Jogos Parapan-Americanos de 2007. Entregou seis mil obras de infraestrutura esportiva em todo o país, de quadras em escolas até grandes complexos esportivos, ampliando a prática em todos os estados.

Em 2013, Orlando foi eleito vereador de São Paulo, onde permaneceu até o pleito de 2014 no qual se elegeu deputado federal.

Na Câmara, Orlando garantiu a aprovação de importantes projetos que melhoram a vida dos brasileiros. Ele foi relator da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, liderando a articulação de diversos setores para construir um texto avançado que permitisse ao país proteger os cidadãos sem impedir oportunidades de negócio. Foram dois anos de muito trabalho, com a realização de 13 audiências públicas temáticas, além de seminários internacionais e mesas de diálogo com todos os setores, aprofundando cada assunto para chegar ao texto final.

O parlamentar também presidiu a Comissão de Trabalho. Sua capacidade de diálogo, somada à pressão dos movimentos sociais, barrou o projeto de privatização da Eletrobras, que faria todos pagarem uma conta de luz mais cara.