O deputado federal Orlando Silva (PCdoB), pré-candidato à prefeitura de São Paulo, esteve quinta (6) em Sobral, no Ceará, onde participou de uma série de eventos e se encontrou com o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes, que foi candidato a presidente da República em 2018 pelo PDT.
Eles conversaram sobre a situação política do país e as eleições municipais deste ano. O pedetista classificou a reunião como um encontro “de velhos amigos”. Após o encontro, os dois divulgaram mensagens para os seguidores em um vídeo.
“É um encontro de velhos amigos em que estamos renovando as afinidades, mas afirmando um traço em comum, que eu leio nos documentos do PCdoB, que é a preocupação com o futuro do Brasil”, diz Ciro, no vídeo.
Para Ciro, a situação atual no Brasil, sob o governo Bolsonaro, está “assentada no ódio, nas paixões despolitizadas”. Segundo o ex-governador, isso está “afundando o nosso país e só se presta à agenda mais reacionária, mais entreguista, antinacional e mais antipobre que eu já vi ao longo da minha, já extensa, vida pública”.
Ciro diz que a candidatura de Orlando Silva é “uma boa notícia”. “Que está se dispondo a aceitar o desafio, se assim for do bom querer da gente paulistana, de ser candidato a prefeito de São Paulo. Recebo essa notícia com muito prazer, porque nós do PDT estamos muito preocupados em construir também uma alternativa para essa grande cidade brasileira que é São Paulo”, conclui Ciro, que também é vice-presidente nacional do PDT.
Ao usar a palavra, Orlando destacou sua “alegria enorme de visitar, junto com tantos amigos, o nosso grande companheiro Ciro Gomes”.
Participaram do encontro o ex-senador Inácio Arruda (PCdoB), deputado federal Leônidas Cristino (PDT-CE) e o deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB).
“E alegria ainda maior de perceber as afinidades na defesa de um projeto nacional”, continuou o deputado do PCdoB de São Paulo. “O Brasil precisa ter um projeto nacional”, enfatizou Orlando. “Essa nação fantástica, com um povo trabalhador, dedicado, que precisa ter oportunidades. É uma conversa inspiradora para batalhar por melhores dias no Brasil, e lá na nossa terra que é São Paulo”, finalizou Orlando Silva sua intervenção no vídeo, com um aperto de mãos com Ciro, que diz: “aqui no Ceará o PCdoB tem respeito e prestígio”.
Nas redes sociais, Orlando Silva comentou o encontro. “Excelente papo com essa grande figura, meu amigo Ciro Gomes. Conversa franca sobre os rumos do país, alianças nas eleições municipais e a necessidade de ampliar o diálogo para salvar o Brasil do desastre promovido por Bolsonaro. É urgente construir um projeto para a nação”, disse o pré-candidato do PCdoB a prefeito de São Paulo.