Orlando Silva | Foto: Richard Silva

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) repudiou e rechaçou a denúncia contra a atleta do vôlei de praia, Carol Solberg, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O parlamentar, que é ex-ministro do Esporte, considerou o ato “um absurdo” e se solidarizou com a atleta.

“URGENTE!!! A atleta @carol_solberg foi denunciada no STJD por ter exercido seu DIREITO DE LIVRE MANIFESTAÇÃO. É um absurdo! Nossa solidariedade à atleta e repúdio à repressão”, escreveu Orlando nas redes sociais.

A perseguição contra Carol começou quando, após uma partida no último dia 20 de setembro, em que ganhou medalha de bronze do Circuito Nacional, a atleta de vôlei de praia gritou “só para não esquecer: fora, Bolsonaro!”, em entrevista ao vivo que estava sendo transmitida pelo SporTV2.

Ela foi denunciada pela procuradoria do STJD na segunda-feira (28). A procuradoria alega que a atleta não teria cumprido o regulamento.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, vai defender Carol.

Santa Cruz foi procurado pela mãe de Carol, a ex-jogadora Isabel Salgado, que aceitou o pedido.

A atleta também recebeu apoio de outros políticos e personalidades.

O ex-jogador e comentarista Walter Casagrande já havia dado seu apoio e condenado a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) por ter repreendido o ato de Carol.

O deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) declarou sua solidariedade pelas redes sociais.

“Todo apoio a Carol Solberg, que está sendo denunciada pelo STJD por se manifestar politicamente. Isso é censura! Nossa democracia está em risco e não vão nos calar. FORA BOLSONARO!”, escreveu.

A ex-deputada federal e candidata a prefeita de Porto Alegre (RS), Manuela D’Ávila, considerou um absurdo a perseguição à atleta.

“Absurdo! A atleta Carol Solberg acaba de ser denunciada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Vôlei por sua manifestação contra Bolsonaro. Toda minha solidariedade à Carol. A luta pela democracia e liberdade de expressão é todo o dia!”, disse.

Através de nota oficial, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), assinada por seu presidente Paulo Jeronimo, expressou sua solidariedade à atleta.

Veja a nota:

ABI se solidariza com atleta Carol Solberg

“Recebi com perplexidade a notícia de que a atleta Carol Solberg foi denunciada pelo STJD por ter se manifestado politicamente.

Ora, que lei proíbe a manifestação política de atletas?

E por que jogadores bolsonaristas – inclusive da seleção masculina de vôlei – se manifestaram livremente sem que tenham sido incomodados?

É preciso deixar claro que o fato de alguém ser um atleta não lhe retira o direito de expressar suas opiniões.

Diante do acontecido, a ABI presta integral apoio a Carol e fará o mesmo com qualquer outro esportista ameaçado de punição por se manifestar politicamente.”

Presidente da ABI, Paulo Jeronimo

Rio, 29 de setembro de 2020”