O deputado federal do PCdoB, Orlando Silva (SP), classificou como “absurdo e ilegal” o fato de Jair Bolsonaro ter admitido, nesta quarta-feira (27), que está interferindo na eleição para a Presidência da Câmara. A declaração do parlamentar foi feita por meio de suas redes sociais.

“ABSURDO E ILEGAL!!! Bolsonaro admitiu hoje a apoiadores que está mesmo interferindo na eleição para a Presidência da Câmara. Que o presidente está desesperado, utilizando todos os meios para forçar votos em favor de seu aliado, já se sabia. Só que agora tem confissão gravada!”, indignou-se Orlando.

O parlamentar apontou ainda que “isso é CASO DE IMPEACHMENT! Diz expressamente o Art. 4º, II, da Lei 1.0798/50, que são crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentarem contra ‘o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e dos poderes constitucionais dos estados’”.

Orlando Silva defendeu que “é preciso reação firme e enérgica do Legislativa e do Judiciário para salvaguardar a independência e a harmonia de poderes prevista na Constituição. Do contrário, caminharemos para um regime autocrático!”.

E concluiu: “Caso vire um puxadinho do Planalto, subscreverá a condução catastrófica que já custou a vida de quase 220 mil brasileiros. A eleição da Câmara virou, literalmente, questão de vida ou morte! À vitória!”.

Por Priscila Lobregatte