Deputado Federal Orlando Silva | Foto: André Ribeiro/Futura Press/Estadão Conteúdo

Neste sábado (17), o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que Jair Bolsonaro “é preconceituoso e burro” após o presidente dizer, durante um comício no Paraná, que “nada de bom” pode sair dos “rincões e grotões” do país. Durante o evento, o líder do executivo repetiu a tônica das agendas anteriores de campanha, com ataques contra o PT, partido de Lula, seu principal rival na corrida eleitoral.  

“Ao tentar agredir o PT, Bolsonaro deu um tiro no pé. Dizer que o problema do país é o partido “composto por gente dos grotões” e que “nada de bom” sai desses locais, denota o ódio aos pobres e só fortalece a ligação de @LulaOficial com o povo.”, afirmou Orlando. “Bolsonaro é preconceituoso e burro.”, completou.  

Sob o olhar do presidente, “[O Brasil é] um país que não tem problemas outros. O único problema que nós temos aqui é o PT, composto de pessoas que vieram dos rincões, dos grotões, daqueles locais onde nada poderia sair dali a não ser esse tipo de gente”, afirmou.

A jornalista Vera Magalhães também observou que, “depois de fazer o diabo para conseguir esse voto, Bolsonaro prefere pregar no palanque a divisão regional do país e negar os problemas sociais e econômicos e o racismo”. Segundo ela, “Rincões: lugares afastados, cercados de mato. Grotões: lugares afastados das grandes cidades”.

Em julho de 2019, Jair Bolsonaro foi gravado chamando os governadores dos Estados do Nordeste de “paraíba”. “Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão”, disse. “Paraíba” é uma forma pejorativa de se referir aos nordestinos comumente utilizada no Rio de Janeiro, local onde Bolsonaro fez sua carreira política.

__
Com informações de agências