Os deputados do PCdoB, Orlando Silva (SP) e Jandira Feghali (RJ), e mais seis integrantes da Comissão Externa da Câmara foram a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, na manhã desta terça-feira (29), para verificar as condições da prisão do ex-presidente Lula.

Após a visita ao ex-presidente, Orlando e Jandira contaram que Lula está bem, porém, muito preocupado com a atual situação do país. “Ele está preocupado com a situação do desabastecimento, de como as pessoas estão vivendo nesse momento, da condição do trabalhador. Ou seja, ele está muito mais preocupado com quem está do lado de fora, do que com ele mesmo”, relatou Jandira.

A deputada explicou que Lula está indignado pela sua prisão política, mas ao mesmo tempo demonstra que tem esperança no futuro do Brasil. “A indignação que ele expressa com a dor da injustiça. Ele passa a indignação e a esperança. E pede o tempo todo a proximidade com o povo, a luta unitária, importante neste momento”.

Orlando ressaltou que após a visita sai com uma indignação ainda maior. “Dói muito a injustiça de perceber que o maior líder popular da história do Brasil se transformou num preso político. Lula está detido porque as elites têm medo de que o povo o eleja novamente à Presidente da República”, disse.

“Informamos ao ex-presidente a nossa análise. Que os partidos de esquerda estarão amanhã nas ruas, no momento que começa a greve inclusive dos petroleiros. Nós vamos colocar a nossa pauta na rua! Em defesa da Petrobras dos brasileiros, e não a Petrobras de Pedro Parente [presidente da estatal], em defesa da redução do preço dos combustíveis, mas não apenas do óleo diesel, também da gasolina e do gás de cozinha”, pontuou Jandira Feghali.

Também participaram da inspeção os deputados Paulo Pimenta (PT), Weverton Rocha (PDT), Benedita da Silva (PT), José Mentor (PT), Odorico Monteiro (PSB) e o coordenador, Silvio Costa (Avante).

Assista o vídeo na íntegra: