O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) criticou, em suas redes sociais nesta segunda (15) e terça-feira (16), a pretensão de Bolsonaro de buscar a aprovação, na Anvisa, para uso, no Brasil, de spray nasal israelense contra o coronavírus.

“Depois de gastar milhões em cloroquina, agora Bolsonaro tem outra obsessão: um spray nasal de Israel, testado em trinta pessoas. Mais uma jogada de marketing para tirar o foco do que interessa: seu governo incompetente não providenciou a vacina para os brasileiros. Genocida!”.

Em outra postagem, Orlando salientou: “Há uma só saída para conter a doença: vacina. Bolsonaro recusou a oferta de 70 milhões de doses e não preparou o programa de imunização. Incompetente e genocida. Chega de engodo!”.

Também sobre a Covid-19, o deputado fez referência a respeito do avanço da nova cepa de coronavírus: “Ainda viveremos momentos muito difíceis até a superação dessa doença. É inadmissível que, em uma situação tão grave, o governo federal esteja disperso. Toda a concentração precisa ser na vacinação em massa”.

A notícia de que o presidente almeja aplicar o spray desenvolvido em Israel veio à tona nesta segunda-feira (15). Em entrevista à rádio CBN, o diretor do Instituto de Biologia da UnB, Jaime Santana, alertou para o fato de o medicamento ter sido testado numa amostra muito pequena de pessoas, de maneira que não é possível garantir sua eficácia.

Por Priscila Lobregatte