CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e é o principal imunizante atual no Brasil

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou, nesta terça-feira (1º/6), o uso emergencial da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. A vacina é produzida também em parceria com o Instituto Butantan, do Brasil, e é o sexto imunizante a receber a aprovação da OMS.

A entidade internacional afirmou que a vacina da Sinovac “atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e de fabricação”, e que “seus requisitos de armazenamento fáceis a tornam muito gerenciável e particularmente adequada para cenários de poucos recursos”. Com a aprovação emergencial da OMS, a Coronavac pode passar a ser comprada e incorporada ao consórcio Covax Facility, para distribuição em escala global.

A CoronaVac foi utilizada recentemente em pesquisa na cidade de Serrana, no interior de São Paulo. O Instituto Butantan vacinou 95,7% da população e comprovou sua alta eficácia e segurança. A mortalidade foi reduzida em 95%, as internações em 86% e o número de casos em 80%. Os cientistas observaram que o controle da pandemia se deu depois que 75% da população estudada recebeu a segunda dose da vacina.

Com base nas evidências disponíveis, a OMS recomendou a vacina para uso em adultos de 18 anos ou mais, em um esquema de duas doses com um espaçamento de 2 a 4 semanas. A OMS considerou dados de eficácia da vacina que mostraram que ela preveniu casos graves da doença em 100% e casos sintomáticos de Covid em 51% dos vacinados e da população estudada. Essas taxas correspondem às divulgadas pelo Instituto Butantan em janeiro.

A organização considerou que “não há razão para acreditar que a vacina tenha um perfil de segurança diferente em populações mais velhas e mais jovens”, e reforçou que os países devem usar a vacina “em grupos de idade avançada” e realizar monitoramento de segurança e eficácia, para verificar o impacto esperado e contribuir para tornar a recomendação mais robusta para todos os países.

A CoronaVac é a principal vacina usada atualmente no Brasil para o combate à Codid-19. As outras vacinas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uso emergencial na pandemia de Covid-19 foram a da Pfizer, a de Oxford/AstraZeneca (inclusive as versões produzidas na União Europeia e pelo Instituto Serum, na Índia), a da Johnson, a da Moderna e a da Sinopharm.