Luis Lacalle Pou será o próximo presidente do Uruguai

O candidato do Partido Nacional, Luis Lacalle Pou, será o próximo presidente do Uruguai, anunciou na quinta-feira, 28, o Tribunal Eleitoral do país.

Quando a contagem dos votos já mostrava uma tendência irreversível, mesmo antes da conclusão da revisão dos votos “observados”, como são considerados aqueles de pessoas que votaram fora de suas zonas eleitorais ou de idosos e de eleitores com necessidades especiais, votos que dependem de checagem especial; ficou garantida a vitória do PN, em aliança com outras siglas de direita, na disputa com Daniel Martínez, pela Frente Ampla.

A proclamação de Lacalle Pou será na sexta-feira, 29, ou no sábado, 30, quando a contagem terminar formalmente.

O resultado parcial das eleições, publicado ainda no domingo (24), configurava um empate técnico.  Lacalle teve 48,71% dos votos (1.168.019 votos), enquanto Daniel Martínez, 47,51% (1.139.353 votos). A diferença entre Lacalle e Martínez era de 28.666 votos. Já os votos “observados” eram 35.229. Na quinta-feira, com o avanço da apuração desses votos, o candidato do PN adicionou 3.090 votos, o que confirmou sua vitória numérica sobre a FA.

O candidato Daniel Martínez reconheceu a vitória de seu adversário nas eleições cujo primeiro turno aconteceu em 24 de novembro. “Saudamos o presidente eleito Luis Lacalle Pou, com quem manterei uma reunião amanhã”, escreveu Martínez em sua conta de Twitter, no dia 28.

Nos 13 departamentos já avaliados nessa contagem final, Martínez alcançou apenas 1137 votos. O candidato da Frente Ampla precisava – para reverter a vantagem de Pou – que ao menos 90% desses votos fossem para ele, mas isso não ocorreu.

Lacalleu Pou concorreu à presidência nas últimas eleições, em 2014, quando perdeu, em segundo turno, para Tabaré Vázquez, da Frente Ampla.

Agora, depois de 15 anos de poder da Frente Ampla, o país apresenta um quadro político estável, mas sua economia que depende em alto grau do Brasil e da Argentina, países em recessão, mostra sinais de estancamento, com um crescimento de apenas 0.1% do Produto Interno Bruto no segundo trimestre do ano, impulsionado principalmente pela agricultura, informou o Banco Central. Já o desemprego foi de 9.2%, acima do 8.5% do mesmo período de 2018, e a inflação é de 8.36%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística da Presidência.

A coalizão de Daniel Martínez está no poder há 15 anos. O atual presidente, Tabaré Vázquez, governou o país entre 2005 e 2010 pela primeira vez; foi sucedido por José Pepe Mujica, também da FA, de 2010 a 2015; e retornou à presidência novamente com mandato até 2020.

O país apresenta um quadro político estável, mas sua economia que depende em alto grau do Brasil e da Argentina, países em recessão, mostra sinais de estancamento, com um crescimento de apenas 0.1% do Produto Interno Bruto no segundo trimestre do ano, impulsionado principalmente pela agricultura, informou o Banco Central. Já o desemprego foi de 9.2%, acima  dos 8.5% do mesmo período de 2018, e a inflação é de 8.36%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística da Presidência.

A posse será dia 1º de março de 2020.