• Filie-se
  • Sou Filiado
  • Contribua
  • Contato
PCdoB
  • Partido
    • Apresentação
    • História
    • Direções e Diretórios
    • Parlamentares e Governantes
    • Identidade Visual
  • Documentos
    • Documentos
    • Programa
    • Estatuto
  • Organização
    • Textos
  • Formação e Propaganda
    • Fundação Mauricio Grabois
    • Escola João Amazonas
    • Revista Príncipios
    • Livraria e Editora Anita Garibaldi
  • Notícias

Oposição amplia resistência democrática contra o autoritarismo

Data: 04/09/2019
Compartilhe

O crescente desgaste do governo federal e a falta de uma agenda concreta para enfrentar os problemas reais do país têm feito com que Bolsonaro recrudesça seus pendores autoritários. Em movimento que se retroalimenta, à medida que o sectarismo do presidente se evidencia, produz mais isolamento político e maior repúdio popular à sua figura.

Por Orlando Silva*

A essa altura do campeonato, já é voz corrente que Bolsonaro renunciou ao papel esperado de um chefe de governo, que é equilibrar suas intenções com os anseios gerais do país. Resta evidente que o presidente governa para os seus e almeja manter apenas um núcleo sólido e mobilizado de apoiadores, dando cada vez mais espaço ao chamado “clã”, misto de núcleo familiar e ideológico de sua corrente, na tomada de decisões.

Bolsonaro manietou a influência do ex-super-ministro Sérgio Moro, deixando claro “quem manda” na PF, na Receita e no Coaf, além de submetê-lo a situações de constrangimento explícito. Atacou publicamente figuras políticas que podem rivalizar consigo no campo da direita, como o governador de São Paulo, João Doria, e o apresentador Luciano Huck.

Também desautorizou parcelas do núcleo militar, atritando as relações com seu vice e chegando a demitir, após longo processo de fritura, um respeitado general. Por outro lado, chega às raias do ridículo ao impor, contra o pudor e o bom-senso, a indicação de seu filho para a embaixada nos EUA, aniquilando a autoridade do chanceler – se é que ela já existiu – e maculando a história bicentenária do Itamaraty.

Sem falar no embate permanente com a intelectualidade nacional e da política de desmonte da educação, da ciência e dos aparatos de Estado voltados ao planejamento e desenvolvimento nacional, seja via corte de recursos ou pela desqualificação e ingerência administrativa nos mesmos.

Isso tudo em 8 meses. São demonstrações claras de que Bolsonaro não aceita ser tutelado e está disposto a passar por cima de supostos adversários – e mesmo de aliados que lhe façam sombra – e radicalizar a disputa política ao limite da irresponsabilidade.

Mirando em 2022, é provável que seu cálculo político seja manter uma base de apoio de algo entre 20 e 25% dos eleitores, o que, em tese, lhe garantiria uma vaga no segundo turno. Assim, ao apostar numa polarização insana, o presidente na verdade procura prolongar e reeditar o ambiente de ódio político que lhe deu a vitória em 2018.

Há problemas, no entanto, para que seu plano irresponsável se viabilize. O primeiro deles é o Brasil. Ainda que Bolsonaro ignore, mas existe um país com demandas reais, problemas sentidos pelo povo, que ele foi eleito para administrar. Fora das redes sociais, há uma situação de desestruturação do trabalho e de esgarçamento do tecido social jamais vista. Além dos 13 milhões de desempregados catalogados, há uma imensa gama de brasileiros sobrevivendo um dia de cada vez, na completa incerteza de como será o amanhã.

O subemprego se dissemina em larga escala, trazendo novos problemas urbanos. Pesquisa recente, com amostragem na capital paulista, traçou o perfil dos entregadores de aplicativos, aqueles jovens de bicicleta que se espalham pelas cidades – eles trabalham, em média, mais de 9 horas por dia, 7 dias por semana, para ganhar 992 reais, sem nenhum direito trabalhista e expostos aos riscos múltiplos do trânsito. Para o governo, esse jovem não existe, é apenas um dado indesejável a ser desqualificado. Aliás, na visão do bolsonarismo, para manter essa gente nas rédeas sempre haverá a polícia e a milícia.

A questão ambiental na Amazônia, que eclodiu nos últimos dias e criou uma crise internacional de proporções inéditas, tende a se agravar e trazer consequências concretas ao agronegócio via suspensão de contratos e até mesmo eventual paralisação do acordo União Europeia-Mercosul. Basta lembrar que empresas internacionais já suspenderam compras de couro brasileiro e a França de Emmanuel Macron, contra quem Bolsonaro protagonizou desagradável pugilato virtual, foi o país que liderou os investimentos estrangeiros no Brasil no segundo trimestre deste ano. Nesse particular, a agenda do governo brasileiro é predatória e tacanha, o que tem abalado fortemente a imagem do país. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos na Assembleia Geral da ONU e no Sínodo da Amazônia.

Os dados pífios de crescimento econômico, que projetam estagnação para 2019, e os níveis baixíssimos de investimentos públicos previstos pelo governo no projeto de lei orçamentária mostram que a reversão de tal quadro não virá tão cedo e nem por ação da política fiscalista de Paulo Guedes.

Diante de todo o exposto, parece ser bastante arriscada a tática de radicalização de Bolsonaro. Sem boas notícias em nenhuma área, pregar para convertidos tem um limite, como diversas pesquisas – CNT/MDA, XP e Datafolha – atestaram nos últimos dias. A erosão de sua popularidade se espraiou por segmentos e regiões do país, mesmo entre aqueles que nele votaram. A rejeição aos métodos iracundos, aos ataques à educação, ciência e meio ambiente, a inação diante do desemprego avassalador, tudo se somou contra a imagem do governo e do presidente. A continuar assim, embora mantenha a força do cargo, o capitão entrará em seu segundo ano de governo enfraquecido.

Nas hostes da oposição, aos poucos, lampejos de juízo vão despontando. O lançamento do movimento Direitos Já – Fórum Pela Democracia, iniciativa que reuniu lideranças políticas de 16 partidos, da direita à esquerda, líderes religiosos e de movimentos sociais, é um passo em direção à ampliação da frente que, independentemente dos projetos legítimos de cada força e sem prejuízo de outras articulações políticas, tem a tarefa histórica de deter a escalada autoritária, derrotar o arbítrio e consolidar o Estado democrático de direito.

 

*É deputado federal pelo PCdoB-SP.

Filie-se agora

Conteúdos Relacionados

  • Conferência Estadual do PCdoB Tocantins será realizada dia 18 de setembro
    A Conferência Estadual do PCdoB – Tocantins será realizada no dia 18 de setembro (quinta-feira), a partir das 19 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins, localizado na Praça dos Girassóis, em Palmas.… Leia mais: Conferência Estadual do PCdoB Tocantins será realizada dia 18 de setembro
  • Conferência do PCdoB Rio Grande do Sul acontece dia 13 de setembro
    A Conferência Estadual do PCdoB do Rio Grande do Sul será realizada no dia 13 de setembro, das 9h às 18 horas, no Hotel Embaixador, localizado na Rua Jerônimo Coelho, 354. Centro Histórico de… Leia mais: Conferência do PCdoB Rio Grande do Sul acontece dia 13 de setembro
  • PCdoB-PI realizará sua Conferência Estadual dia 20 de setembro
    A direção estadual do PCdoB do Piauí marcou sua 23º Conferência Estadual, como parte do 16º Congresso Nacional do Partido, no dia 20 de setembro, sábado, das 8h às 15 horas, na Câmara Municipal… Leia mais: PCdoB-PI realizará sua Conferência Estadual dia 20 de setembro
  • Usuários da Sabesp sentem consequências nefastas da privatização
    Um ano após entrega ao capital privado, Sabesp lança campanha com números distorcidos e promessas vazias, enquanto usuários enfrentam tarifas altas, precarização dos serviços e exclusão social

Mais Notícias

  • Destaque esquerda

Sobre as novas ameaças de Donald Trump contra Cuba
PCdoB critica escalada contra ilha e denuncia política dos EUA

  • Destaque esquerda

PCdoB enaltece Raimundo Pereira, ícone do jornalismo e da imprensa popular
O jornalista Raimundo Pereira morreu aos 85 anos; referência da imprensa popular, destacou-se na luta democrática contra a ditadura ...

  • Destaque centro

Intensificar a defesa dos direitos do povo e o combate ao golpismo e ao entreguismo da extrema direita
Em nota, PCdoB alerta que leituras fantasiosas do cenário político visam fortalecer a extrema direita e aponta a necessidade ...

  • Destaque centro
  • Notícias

Da jornada sem fim às 40 horas: um século de luta comunista pelo tempo de trabalho
PCdoB propôs, em cada momento histórico, uma reorganização radical do tempo: mais tempo para a família, para o lazer, ...
PCdoB

Partido

  • Notícias
  • História do PCdoB
  • Filie-se
  • Contribua
  • Contatos

Organização

  • Textos

Documentos

  • Documentos
  • Estatuto
  • Programa

Formação e propaganda

  • Fundação Maurício Grabois
  • Escola João Amazonas
  • Revista Princípios
  • Livraria e editora Anita Garibaldi

Eleições 2024

  • Portal de Eleições 2024
  • Notícias das Eleições
  • Guia Eleitoral

Site por

hacklab

/

Gerenciar consentimento
Para proporcionar uma melhor experiência, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento com essas tecnologias nos permite processar dados como comportamento da navegação ou IDs exclusivos neste site. O não consentimento ou a revogação do consentimento pode afetar negativamente determinados recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o objetivo legítimo de permitir o uso de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou usuário, ou para o único objetivo de realizar a transmissão de uma comunicação por uma rede de comunicações eletrônicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o objetivo legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou o acesso que é usado exclusivamente com objetivos de estatística. O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins de estatísticas anônimas. Sem uma intimação, conformidade voluntária do seu provedor de serviços de internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou coletadas apenas com esse objetivo geralmente não podem ser usadas para identificar você.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário, para criar perfis de usuário para enviar publicidade, ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites com objetivos de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}