Xi: “Quando a humanidade é amiga da natureza e a protege, a natureza a recompensa generosamente”

“Os seres humanos e a natureza devem coexistir em harmonia. Quando a humanidade é amiga da natureza e a protege, a natureza a recompensa generosamente; quando a explora brutalmente, a natureza retorna punições impiedosas. Portanto, é necessário que veneremos, respeitemos, adaptemos e protejamos a natureza, para construirmos uma casa de convivência harmoniosa entre o homem e a natureza”, disse o presidente da China, Xi Jinping, no dia 12 de outubro, em discurso de abertura da cúpula dos líderes da 15ª reunião da Conferência das Partes (COP15) da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica, realizada na cidade de Kunming.

O líder chinês assinalou que “devemos trabalhar juntos para iniciar uma nova marcha em direção ao desenvolvimento de alta qualidade da humanidade” e frisou que “devemos promover a equidade e a justiça sociais, com foco no bem-estar do povo. Tendo sempre em mente a aspiração das pessoas por uma vida melhor, devemos nos esforçar para alcançar resultados benéficos para todos em áreas como a proteção ambiental, o desenvolvimento econômico, a criação de empregos e a erradicação da pobreza, para que os povos do mundo se sintam mais beneficiados, felizes e seguros”.

E, neste sentido, anunciou que “a China estabelecerá o Fundo de Biodiversidade de Kunming e assumirá a liderança no investimento de 1,5 bilhão de yuans (aproximadamente 1,287 bilhão de reais) neste fundo, a fim de apoiar a conservação da biodiversidade nos países em desenvolvimento. A China chama e dá as boas-vindas às várias partes para que contribuam para o Fundo”.

Xi Jinping concluiu seu pronunciamento afirmando: “Se respeitarmos a natureza, ela não nos decepcionará. A civilização ecológica representa a tendência de desenvolvimento das civilizações humanas. Que possamos trabalhar de mãos dadas, guiados pela concepção de uma civilização ecológica e assumindo nossas responsabilidades para com as gerações futuras, para construirmos juntos uma comunidade de toda a vida na Terra e um mundo limpo e bonito!”