Milhares de haitianos têm se arriscado a cruzar o rio Bravo para fugir da Covid e da fome

A Organização das Nações Unidas (ONU) manifestou nesta terça-feira (21) sua profunda preocupação pelas deportações massivas de imigrantes haitianos por parte do governo dos Estados Unidos e alertou que as pessoas com solicitação de asilo podem estar em risco de vida.

“As expulsões em massa e sumárias que se realizam atualmente sem tentar determinar as necessidades em termos de proteção, são contrárias ao direito internacional e podem constituir devoluções”, declarou em um comunicado o diretor da agência da ONU para os Refugiados (Acnur), Filippo Grandi. “Estamos seriamente preocupados com o fato de que parece que não houve uma avaliação individual nos casos (do Haiti)”, destacou a porta-voz da ONU, Marta Hurtado.

Considerado o país mais pobre das Américas, o Haiti enfrenta uma profunda crise política e social que se viu agravada pelo terremoto de 15 de agosto e o assassinato em 7 de julho do presidente Jovenel Moise. A tragédia humanitária forçou um êxodo gigantesco nos últimos dias na luta pela sobrevivência.

Apesar do crescimento da fome e dos estragos da pandemia no país caribenho, o governo de Joe Biden vem acelerando a deportação massiva dos mais de 13 mil que se encontram presos em campos de concentração na cidade de Del Rio, no Texas -, alegando que este “não é o momento” para que entrem nos EUA.

A ordem de Biden está sendo cumprida à risca, explicitada na foto de um migrante haitiano chicoteado por um agente de segurança montado em seu cavalo para que não atravessasse o Rio Bravo, rumo à cidade de Del Rio.

O Escritório de Aduanas e Proteção das Fronteiras dos Estados Unidos frisou que a maioria dos imigrantes seriam expulsos sob o Título 42 da lei que restringe a imigração devido à pandemia de Covid-19. A alegação é tão torpe quanto cínica, uma vez que é algo que poderia ser resolvido rapidamente com a pronta vacinação desta população. Ao mesmo tempo, os EUA continuam concentrando milhões de doses de vacinas que faltam ao Haiti, entre outras dezenas de países.

Diante do papelão, o líder democrata no Senado dos EUA, Chuck Schumer, conclamou o presidente Biden a acabar imediatamente com as expulsões “detestáveis” de imigrantes, deportados até um país instável e carcomido pela violência. “Não podemos prosseguir com estas políticas cheias de ódio e xenofobia do ex-presidente Donald Trump, que desdenham nossas leis sobre refugiados”, acrescentou Schumer.