Com grande risco de apagão energético no país, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pediu que as usinas geradoras de eletricidade adiem as manutenções programadas para o segundo semestre.

Na mensagem enviada pelo ONS às geradoras de energias, o órgão responsável pela gestão operacional do sistema elétrico brasileiro pede que todas as manutenções previstas para os próximos meses sejam adiadas o máximo possível.

O pedido do ONS vale tanto para as usinas termelétricas, quanto para as usinas hidroelétricas, eólicas e solares.

Nos últimos 90 anos, as termoelétricas são acionadas nos períodos de seca, quando há pouca chuva, e acaba comprometendo a entrega energética das hidroelétricas.

Porém nos últimos anos, sem planejamento, a situação das hidroelétricas piorou com a diminuição sistemática dos reservatórios frente às secas.

O objetivo de barrar as manutenções é tentar garantir que o parque gerador de energia nacional seja capaz de cobrir todo o consumo, principalmente nos meses de outubro e novembro.

O ONS afirma que é necessário “a maximização das disponibilidades das usinas, especialmente nos meses de outubro e novembro, o que constituirá um recurso fundamental para o atendimento eletroenergético do SIN (Sistema Interligado Nacional)”

No documento, o órgão faz o pedido “tendo em vista a severidade das condições energéticas que se configuraram ao término do período chuvoso, com baixos níveis de armazenamento nos reservatórios do Sistema Interligado Nacional”.

O ONS afirmou que o pedido foi enviado a todas as usinas cujo funcionamento é comandado pelo órgão. E afirmou que o objetivo é garantir a “segurança e também a excelência na operação do sistema”.

O problema é que parte das usinas ligadas hoje não é preparada para operar o tempo inteiro e a falta de manutenção pode levá-las a parar de funcionar repentinamente.

A situação atualmente é mais crítica do que a enfrentada pelo país quando houve o apagão em 2001. O nível de água nos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste — os mais importantes para o sistema elétrico — é de 27,79%, de acordo com dados do ONS. Esse valor é o menor já registrado pelo órgão, portanto, também inferior, inclusive, aos de 2001.

Em 2001, o Brasil passou por um racionamento de energia. Naquele ano, em meados de julho, essas barragens operavam com 27,89% da capacidade.