A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB-BA) se manifestou, nesta quinta-feira (7) sobre os acontecimentos violentos ocorridos no Capitólio, nos Estados Unidos.

Segundo a deputada baiana Olívia Santana, “o feitiço virou contra o feiticeiro”, fazendo alusão às práticas escusas do imperialismo estadunidense ao logo da história. “E os EUA, que sempre apoiaram golpes na América Latina, agora sofrem uma tentativa de golpe dentro da sua própria casa. É o feitiço se virando contra o feiticeiro”.

Nesta terça-feira, manifestantes que apoiam o presidente Donald Trump invadiram o Congresso Americano, que realizava sessão para certificar a vitória do presidente eleito Joe Biden. As portas do Congresso foram trancadas, um alerta de emergência acionado e a sessão foi interrompida.

A polícia da capital americana, Washington, confirmou que quatro pessoas morreram durante a invasão. Os militares jogaram spray de pimenta e bombas de gás em alguns manifestantes com o objetivo de impedir a tentativa de invasão ao Congresso. Houve confronto também fora do prédio.

Ao todo, quatro pessoas morreram. Segundo informações da polícia americana, ao menos 14 policiais ficaram feridos, um deles em situação grave depois do confronto.

 

(PL)