A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB-BA), presidenta da Comissão de Direitos da Mulher, e as parlamentares componentes do colegiado apresentaram moção de aplausos às trabalhadoras e trabalhadores domésticos pela passagem do seu dia, 27 de abril.
O Dia Nacional é comemorado em homenagem à Santa Zita, considerada a padroeira das empregadas domésticas. Santa Zita nasceu em 1218, na cidade de Lucca, na Itália, trabalhou desde os seus 12 anos de idade até sua morte para uma família italiana. Zita era conhecida por ser bastante generosa com os pobres, sendo que tirava sempre o seu (pouco) dinheiro para oferecer aos menos favorecidos.
“A história de Zita se confunde com milhares de trabalhadoras do Brasil. Pouco reconhecido, o trabalho doméstico se constitui num setor fundamental e estruturante na sociedade brasileira, sendo relevante para a economia do Brasil e a autonomia de milhares de mulheres, especialmente as mulheres negras”, destacou.
Após fazer um breve relato sobre a história política das profissionais do setor que passam pelo Projeto Trabalho Doméstico Cidadão e a atuação do Sindoméstico (Bahia), a moção fala sobre o governo federal e o retrocesso na garantia dos direitos das trabalhadoras domésticas. “Dados apontam que apenas 28% das trabalhadoras domésticas possuem carteira assinada e não são garantidos direitos básicos como salário-mínimo e descanso semanal, muitas estão submetidas a extenuantes jornadas de trabalho e são mantidas em condições análogas à escravidão”.
“Esse cenário nos deixa pouco a comemorar, mas sobretudo nos impõe a reflexão de como o nosso país se fundou e se estrutura sobre corpos de pessoas negras, sobretudo de mulheres, que lutam para ter o básico para sobreviver e dar dignidade a suas famílias. Por tudo quanto exposto, é que a Comissão dos Direitos da Mulher apresenta moção de aplausos”, disseram.
Fonte: Alba