Olívia Santana (PCdoB-BA), deputada estadual é indicada por dirigentes como candidata à prefeitura de Salvador

As comissões executivas do PCdoB no estado da Bahia e no município de Salvador anunciaram que a deputada estadual Olívia Santana será indicada como pré-candidata à prefeitura da capital baiana.  A definição sobre a pré-candidatura será na conferência estadual do partido, marcada para o próximo sábado (9).

A nota afirma que “Olívia faz um destacado mandato na Assembleia Legislativa, tem forte inserção em amplos setores sociais e garantido grandes mobilizações em torno de uma Salvador mais humana, mais igual”. Ela é a primeira deputada federal negra da Bahia, um estado onde mais de 80% da população declara-se negra ou parda.

Em Salvador, Olívia foi vereadora e Secretária Municipal de Educação. Também atuou como Secretária de Políticas para as Mulheres e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do governo da Bahia. Na última eleição para deputada, teve 70% de seus votos concentrados em Salvador, onde foi a terceira mais bem votada. A trajetória política, contudo, é anterior: iniciada no Diretório Acadêmico de Pedagogia da UFBA, ainda na década de 1980, e no movimento negro.

Alice Portugal

A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, foi à Bahia informar que a direção nacional optou por manter a deputada Alice Portugal com “as tarefas nacionais da Câmara dos Deputados e de coordenação do projeto eleitoral do partido na Bahia, inclusive em Salvador”.

“Alice é peça fundamental em Brasília neste momento de duros ataques à democracia e aos direitos de nosso povo”, disse Luciana.

Segundo Davidson Magalhães, presidente estadual da legenda, Alice terá papel importante para ampliar a presença do partido em prefeituras e câmaras de vereadores.