Olívia Santada, primeira deputada estadual negra da Bahia e pré-candidata do PCdoB a prefeita de Salvador

A pré-candidata pelo PCdoB à prefeitura de Salvador, deputada estadual Olívia Santana, reafirmou nesta sexta-feira (31) que vai disputar as eleições encabeçando a chapa. O comentário foi em resposta a pressões do PT, do governador Rui Costa, que pode apostar no nome da major Denice Santiago, que ele quer filiar.

Olívia ressaltou ter “muito respeito pela major Denice, pela luta dela de combate à violência contra a mulher”, mas destacou que foi eleita como deputada estadual eleita com 35 mil votos em Salvador e tem experiência em gestão e no Legislativo. Além disso, sua candidatura vem sendo construída desde o ano passado, e com apoio nacional no PCdoB.

“Não faz sentido eu tirar a candidatura. Tenho relação de respeito com o PT, entendo que o partido está buscando um nome para ele, mas nós temos o nosso nome no PCdoB e vamos continuar construindo o nosso projeto, que é maduro. Não é uma aventura”, declarou a parlamentar.

“Não há nenhuma razão para mudar a rota. Nós vamos seguir em frente dialogando com as diversas forças políticas do campo democrático, do campo de centro-esquerda, mas nós estaremos na disputa eleitoral. A disputa é em dois turnos. No segundo turno a gente se encontra”, concluiu Olívia Santana.

A postura da pré-candidata do PCdoB não se confunde com falta de disposição para o diálogo. Na última quinta-feira (30), por exemplo, ela se reuniu com a pré-candidata do PSB, Lídice da Mata, para discutir a Prefeitura de Salvador e a construção de um projeto progressista e de esquerda para a capital baiana.

Construção coletiva

A vereadora de Salvador Aladilce Souza (PCdoB) afirmou à imprensa baiana que “não faz sentido!” que Olívia abra mão de sua candidatura. Ela destacou o trabalho coletivo que vem sendo realizado no partido em torno do nome da parlamentar.

“Nós estamos trabalhando o nome de Olívia desde o final do ano passado. Temos um projeto, e estamos discutindo a fundo os problemas da cidade. Teremos um grande debate no primeiro turno da eleição. Acho que isso é extremamente importante”, afirmou Aladilce.

Na mesma linha, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) defendeu que Olívia é um nome que com as características necessárias para aglutinar a esquerda soteropolitana:

“Se o objetivo é constituir um bloco de esquerda, o perfil mais adequado seria Olívia [Santana, do PCdoB], Lídice [da Mata, do PSB] ou algum nome do PT. Todos têm o direito se apresentar, mas não há combinação com as características que a Denice traz”, avaliou.