Pedagoga Olívia Santana é deputada estadual da Bahia e pré-candidata do PCdoB a prefeita de Salvador

A pré-candidata do PCdoB a prefeita de Salvador, deputada estadual da Bahia Olívia Santana, participou nesta quinta-feira (21) e de uma transmissão ao vivo do Portal Bahia.ba. Na conversa, ela tratou de diversos assuntos como o combate a crise sanitária e econômica causadas pelo novo coronavírus, sua pré-candidatura e o cenário das eleições 2020 na capital.

Olívia destacou que o que move sua candidatura não é ambição pessoal, mas “por humanidade”.

“Tenho muito desejo de assumir esse lugar. Por entender que é possível um plano de urbanização de favelas pra Salvador. A prefeitura tem um mapeamento das áreas mais fragilizadas. Qual é a política pública? É a sirene? Não pode ser!”, indignou-se, lembrando das sirenes da Defesa Civil que alertam a população sobre a possibilidade de desabamentos.

Olívia, que é a primeira deputada estadual negra da Bahia, já foi vereadora de salvador e Secretária municipal de Educação, além de Secretaria Estadual de Política para as Mulheres (SPM) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).  Na opinião dela, a administração de Salvador será melhor se desenvolvida por quem tem experiência política e de gestão pública.

“A luta contra o racismo, a miséria, pobreza, a luta pelas mulheres são o meu histórico. Salvador precisa agora de uma gestão humanizada e essas questões fazem parte da minha trajetória de vida”, lembrou.

Campanha

Ela falou, ainda, das dificuldades do momento político-eleitoral considerando-se a gravidade da pandemia, que ceifa milhares de vidas no país. Explicou que a data da eleição está mantida e para ser modificada é preciso ação da Câmara dos Deputados, visto que está estabelecida pela Constituição. Para ela, neste momento, a preservação da vida das pessoas e da democracia é mais importante que a pré-campanha.

“Estamos com a nossa candidatura construída, mas esse não é o momento de dispararmos a campanha. Estamos preocupados com a vida”, disse. “O PCdoB conseguiu construir chapas e vai disputar diversos municípios. Temos em Salvador o nosso projeto eleitoral e uma chapa competitiva. O nosso partido sempre teve nomes fortes na cidade.”

Pandemia

Ainda com relação à pandemia, refletiu sobre a urgência em proteger vidas e comentou que o governo Bolsonaro tem responsabilidade na catástrofe atual na medida em que não socorre estados e municípios e ainda sabota as iniciativas pelo isolamento social.

“A ajuda do auxílio emergencial tem que chegar com dignidade para as pessoas. Temos que fazer política para superar essa cultura do descarte às pessoas pobres, que merecem a proteção do estado, o acolhimento”, reforçou, lembrando a verba aprovada pelo Congresso que as pessoas têm tido dificuldade de acessar.

“Temos grandes nomes na esquerda, grandes governadores que têm se agigantado neste período da pandemia. Eles estão conseguindo sair do precipício para salvar seu povo”,  lembrou, mencionando o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) e da Bahia, Rui Costa (PT).

Saiba mais assistindo a íntegra.