A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB-BA) manifestou-se, na noite de nesta terça-feira (2), em suas redes sociais, sobre a importância da vacina Sputnik V ser liberada.  Após a eficácia do imunizante russo ser apontada como 91,6%, conforme análise da The Lancet, a parlamentar exigiu um procedimento mais assertivo por parte das autoridades públicas no combate ao coronavírus.

“O Ministério da Saúde e a ANVISA precisam parar de politicagem e liberar a vacina Sputnik V. No ritmo que vai a campanha de vacinação, com escassa quantidade de doses, sabe-se lá quando alcançaremos a imunidade coletiva, com pelo menos 43% da população vacinada”, afirmou.

De acordo com resultados preliminares, o êxito da vacina Sputnik V contra casos moderados e graves da Covid-19 foi de 100%. O imunizante, que precisa ser aplicado depois de 21 dias da primeira dose, foi o quarto a ter seus efeitos publicados em uma revista, antecedido pela Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Moderna. Isso significa que os dados da Sputnik V foram validados por outros cientistas, o que permitiria a utilização desta.

Mas a vacina russa ainda não foi testada no Brasil, o que dificulta receber a autorização do uso emergencial por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já que o acordo é que as vacinas sejam testadas em solo nacional.

Nesta segunda-feira (1º), a farmacêutica União Química informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que tem capacidade de entregar 150 milhões de doses da Sputnik V até o final de 2021. Conforme a empresa, a Rússia pode enviar 10 milhões de doses para o Brasil no primeiro trimestre desse ano, caso a Anvisa permita o uso emergencial.

Desde setembro do ano passado, a Bahia firmou parceria com a Rússia para a compra de 50 milhões de doses contra a Covid-19, mas teve seu pedido negado pela Anvisa. Agora, porém, com testes clínicos mais avançados e com o número crescente de mortes, faz-se necessário ainda mais o uso desta vacina. “Torcendo para o STF liberar logo o pedido feito pelo governo da Bahia”, expressou Olívia Santana.

__

(BL)