A deputada estadual e pré-candidata do PCdoB à prefeitura de Salvador, Olívia Santana (PCdoB-BA), gravou um vídeo para explicar que circula nas redes sociais uma montagem falsa para acusá-la de racismo.

Olívia, que é a primeira deputada estadual negra eleita na Bahia e ativa militante do movimento negro, relembra que em 2018 ela foi vítima de uma agressão racista em um hotel. Na ocasião, ela foi a delegacia e denunciou o crime, que está sendo acompanhado pela justiça.

Agora, na condição de pré-candidata à prefeita, a parlamentar se deparou com a ampla circulação de uma montagem falsa que usa trechos de entrevista que ela deu falando do racismo que sofreu em 2018 em outra situação, que nunca aconteceu. O vídeo forjado leva a crer que ela tem uma atitude racista contra o músico baiano Carlinhos Brown.

“É absolutamente esdrúxulo”, definiu Olívia, comentando, inclusive, a boa relação que tem com Brown. E lembrando que a vítima de racismo, quando houve, foi ela mesma.

“As redes sociais são importantes, são um espaço de relacionamento, da gente se conhecer, mas também são espaço que tem um lado muito perigoso. Há pessoas que querem desconstruir a imagem de outras, que querem agredir, violentar. E usam esse espaço das redes sociais para fins ilícitos”, alertou a pré-candidata, que informou já ter acionado suas advogadas e que vai buscar a Justiça contra quem criou e disseminou a mentira.

“Peço apoio de todos e todas para que garantam que a verdade prevaleça. Vamos fazer uma grande rede contra Fake News”, sugeriu.

Assista ao vídeo completo em que Olívia explica o caso: