Olavo de Carvalho

O astrólogo Olavo de Carvalho, considerado “guru” de Jair Bolsonaro, reclamou que foi usado por Bolsonaro como “poster boy” durante as eleições para conseguir vencê-las, mas que suas “ideias” foram abandonadas por ele, que agora é um “prefeito de interior”.

“Ele me usou como poster boy, ele me usou para se promover e se eleger. Depois disso, não só esqueceu tudo o que eu dizia, mas até os meus amigos que estavam no governo ele tirou”, disse Olavo de Carvalho.

O astrólogo participou de uma live com os ex-ministros Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, Ricardo Salles, do Meio Ambiente, e Abraham Weintraub, da Educação, onde avaliou que as eleições de 2022 já estão perdidas para a extrema-direita brasileira.

Para ele, a “briga já está perdida”. “O Brasil vai se dar muito mal, gente. Não venham com esperanças tolas, porque é o seguinte: a briga já está perdida. Existem chances de fazer voltar… Existe uma chance remota, mas só se o Bolsonaro acordar, mas eu não sei como fazê-lo acordar”.

Olavo de Carvalho disse que “tudo o que ele [Bolsonaro] faz é para perder a guerra”, tanto no sentido das eleições quanto na “guerra cultural” que os bolsonaristas travam em suas cabeças contra o Foro de São Paulo.

Olavo rejeitou o título de “guru” de Bolsonaro e contou que só “conversei com ele quatro vezes na minha vida, eu duvido que ele tenha lido meu livro inteiro. Se ele tivesse lido com atenção, tem muita coisa que ele fez que ele não faria”.

Apesar disso, admitiu que foi convidado para ser ministro da Educação e que pôde indicar ministros dessa e outras pastas do governo federal.