Deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ)

A agressão e o desrespeito às mulheres e a toda a bancada feminina do Congresso Nacional manifestada pelo filho 03 de Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que chamou as deputadas da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) de “portadoras de vagina” e de “gaiola das loucas”, na semana passada, repercutiu entre as parlamentares da Casa.

Em seu Twitter, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) classificou a ofensa do deputado de “fala absurda contra as mulheres”. Segundo ela, “isso é violência de gênero! E vai ser denunciado, sim, por todas nós deputadas”.

“Loucas não, indignadas com tanto machismo e jogo sujo. Vocês são o que há de pior na política!”, escreveu no Twitter a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP).

“Diversas representantes da Bancada Feminina, entre as quais me incluo, estão nesse momento representando Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética e na PGR!”, afirmou a deputada.

Para a deputada Vivi Reis (PSol-PA), “parece, mas não é loucura, é só uma pessoa misógina e desqualificada, que é incapaz de lidar com mulheres fortes, potentes e que não se intimidam com gritaria e violência”.

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), que anunciou que entrará com uma representação no Conselho de Ética por conta do desrespeito às parlamentares, disse que “a frase sexista do deputado Eduardo Bolsonaro traduz no mínimo quebra de decoro parlamentar em qualquer Congresso sério do mundo”.

Segundo a deputada, “é imperativo que o Ministério Público Federal (MPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) atue para apurar a infração da lei penal. Entrarei nesse momento com representação disciplinar no Conselho de Ética”, afirmou na sexta-feira (9).

A manifestação de Eduardo Bolsonaro se deu após repercutir um discurso, também machista e desrespeitoso, do deputado Delegado Eder Mauro (PSD-PA), referindo-se à deputada Maria do Rosário (PT-RS) como “histérica” e agredindo verbalmente as outras deputadas da CCJ.

Eduardo Bolsonaro, então, publicou em suas redes sociais: “Parece, mas não é a gaiola das loucas, são só as pessoas portadoras de vagina na CCJ sendo levadas a loucuras [sic] pelas verdades ditas pelo deputado Eder Mauro”.