Trump causou indignação ao lançar nesta segunda-feira (12) uma proclamação sobre o Dia de Colombo | Foto: divulgação

A proclamação afirmou que “a intrépida viagem de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo inaugurou uma nova era de exploração e descoberta”.

John Winstead (*)

Trump lamentou que “infelizmente, nos últimos anos, ativistas radicais têm procurado minar o legado de Cristóvão Colombo. Esses extremistas procuram substituir a discussão de suas vastas contribuições por conversas sobre fracassos, suas descobertas por atrocidades e suas realizações por transgressões”.

O lançamento da resolução foi obviamente programado para combater o movimento crescente para celebrar o Dia dos Povos Indígenas (9 de agosto)no lugar do Dia de Colombo (12 de outubro).

Embora seja verdade que Colombo contribuiu “incomensuravelmente” para a história americana, suas contribuições são mais bem caracterizadas como uma atrocidade horrível que levou a um sofrimento absoluto. Colombo não apenas brutalizou o povo taíno nativo (no Caribe) que encontrou em Hispaniola (a Ilha de São Domingos), mas também escravizou e assassinou todos os que se levantaram contra seu autoproclamado feudo no Caribe. Além disso, sua expedição lançou as bases para o comércio de escravos que custou a vida de dezenas de milhões de africanos e envolveu a mais indescritível brutalidade.

Suas ações foram tão flagrantes até mesmo para sua época que, quando a notícia chegou à realeza espanhola, que financiou sua viagem, ele foi destituído de todos os seus cargos de governador e enviado para a prisão. Colombo foi irremediavelmente brutal, e qualquer tentativa de reabilitar seu personagem é um movimento deliberado para encobrir seus crimes e apagar a memória histórica daqueles que ele subjugou.

Outro elemento de distorção histórica na proclamação da Casa Branca foi que, “para os ítalo-americanos, Cristóvão Colombo representa uma das primeiras de muitas contribuições incomensuráveis da Itália para a história dos EUA.”

A primeira comemoração do Dia de Colombo nos EUA ocorreu em 21 de outubro de 1892 pelo então presidente Benjamin Harrison. E aconteceu depois do linchamento de 11 ítalo-americanos em Nova Orleans, apenas um ano antes. Harrison pretendia com aquela comemoração aliviar as tensões na da comunidade ítalo-americana e evitar rumores de guerra com a Itália.

Foi um gesto superficial, mas suas ramificações reverberam por toda a história dos EUA, culminando no reconhecimento da brancura aos ítalo-americanos e relegando ainda mais os povos indígenas a um status social de segunda classe.

O movimento do governo Trump para homenagear um tirano genocida sobre a herança dos povos indígenas não é uma aberração. É a ideologia da supremacia branca em ação.

Essa ideologia não assume apenas a forma de gestos e celebrações simbólicas. Também se manifesta nas taxas de pobreza e desemprego desproporcionalmente altas em reservas indígenas e a privação da soberania tribal e do poder de tomar decisão dos povos indígenas durante uma pandemia.

A ideologia da supremacia branca também assume a forma de retenção de até US $ 40 milhões em ajuda crucial às reservas indígenas, necessária para ajudar a combater o coronavírus.

Jean Roach, uma anciã Mnicoujou Lakota, disse ao “Liberation News” que, em sua opinião, “A realidade é que Colombo era um assassino. Ele assassinou milhares de pessoas em nome do ouro. Trump usa Colombo como parte de sua campanha de ódio e racismo contra os povos indígenas. É apenas Trump tentando incitar mais ódio e racismo ao fazer essa declaração.”

(*) John Winstead, da equipe de “Liberation”

(BL)