Joe Biden em campanha. Pela 1ª vez a Scientific American toma posição numa eleição | Foto: Getty Images

A Scientific American, que também é a mais antiga revista publicada continuamente nos EUA, anunciou que está endossando uma candidatura à presidência – Joe Biden – para se contrapor ao obscurantismo e negacionismo de Donald Trump. É a primeira vez em seus 175 anos de existência que a publicação rompe com a neutralidade em eleições.

Em sua edição de outubro, carta dos editores destaca que “a Scientific American nunca endossou um candidato à presidência em seus 175 anos de história. Este ano, somos obrigados a fazê-lo. Não fazemos isso levianamente.”

É hora de tirar Trump e eleger Biden, que tem um histórico de acompanhar os dados e ser guiado pela ciência”, enfatiza a mais conhecida publicação de ciência dos EUA.

Segundo os editores, “as evidências e a ciência mostram que Donald Trump prejudicou gravemente os EUA e seu povo – porque ele rejeita as evidências e a ciência”.

Rejeição da qual a pandemia do coronavírus se tornou o exemplo “mais devastador”, com a revista chamando de “desonesta” e “inepta” a resposta de Trump, e que levou à morte de mais de 190 mil norte-americanos.

Ele foi avisado várias vezes em janeiro e fevereiro sobre a progressão da doença, mas não desenvolveu uma estratégia nacional para fornecer equipamentos de proteção, testes de coronavírus ou diretrizes claras de saúde”, continua a carta.

Os editores mencionam as promessas e a falta de entrega de testes e rastreamento; o impacto em comunidades vulneráveis, incluindo pessoas de cor; e a falta de mandato de máscara nacional, com o presidente fazendo questão de não usar uma.

Eles destacam a constante minimização da doença em vez de controlá-la, o que levou ao desastre econômico; a recusa em aceitar responsabilidades e a culpar outros países e seu antecessor.

A publicação também ressalta os ataques do presidente bilionário à proteção ambiental, aos pesquisadores e às agências públicas de ciência.

É por isso que pedimos que você vote em Joe Biden, que está oferecendo planos baseados em fatos para proteger nossa saúde, nossa economia e o meio ambiente”, convoca a mensagem. “Essas e outras propostas que ele apresentou podem colocar o país de volta no caminho para um futuro mais seguro, mais próspero e mais justo.”

A revista observa, ainda, que Biden vem sendo aconselhado por epidemiologistas, imunologistas e bioeticistas, não por “médicos que acreditam em alienígenas e em terapias virais desmascaradas”.

Assinalando os obstáculos que Trump e seus aliados criaram para evitar que as pessoas votem com segurança em novembro, a Scientific American afirma que “é crucial que os superemos e votemos”.

*