No ano em que se comemoram os 200 anos do nascimento de Karl Marx, a Fundação Maurício Grabois, que completa 10 anos, realizou em São Paulo neste sábado (19) o seminário “Bicentenário de Karl Marx: Desbravar um mundo novo no século XXI”. O evento visou analisar a atualidade do pensamento marxista na atual crise do sistema capitalista.

O seminário começou com as falas do presidente da Fundação Maurício Grabois, Renato Rabelo, e da presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos. Para Renato, a obra de Marx continua sendo muito atual porque o método criado por ele continua a auxiliar na luta dos povos em direção à superação do capitalismo. Segundo Luciana, “a obra de Marx é algo não acabado e deve ser estudada e desenvolvida nos dias atuais. Nesse sentido, torna-se um tema prioritário para o trabalho da Fundação Maurício Grabois a análise e o estudo das experiências das nações, que levantam hoje a bandeira do socialismo e que buscam construir seu próprio caminho”.

O conjunto das mesas e exposições debateu temas relacionados ao marxismo e os movimentos sociais; o projeto “Mega” – que pretende resgatar toda a obra de Marx e Engels, construindo uma biografia intelectual de Marx – e a análise marxista das crises do capitalismo e da ordem do sistema internacional. O seminário teve a participação de importantes personalidades acadêmicas como o economista e professor da Unicamp, Frederico Mazzucchelli; o cientista político e professor da UFRJ e PUC-RJ, Luís Fernandes; o professor emérito da Unicamp, Demerval Saviani; a professora de ciência política da Unicamp, Andréia Galvão; e o cientista político alemão e pesquisador do projeto Mega, Michael Heinrich.

No final do seminário, aconteceu coquetel comemorativo dos 10 anos da Fundação Maurício Grabois e a sessão de autógrafos dos livros “Karl Marx: Desbravar um mundo novo no século XXI”, vários autores, da Editora Anita Garibaldi/Fundação Maurício Grabois; e “Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna: biografia e evolução de sua obra” (Volume I), de Michael Heinrich, editora Boitempo.

O PCdoB de Pernambuco esteve representado pelo professor Luiz Alves, presidente da Seção estadual da FMG; Nilson Vellazquez, secretário estadual de Formação; Matheus Lins, secretário adjunto de Comunicação; e Bethânia Correia, do Comitê Estadual.